Geodiversidade no Distrito de Vila Real (Acreditado pelo CCPFC)

Março 20 @ 0:00 - Maio 31 @ 0:00

APRESENTAÇÃO

O Distrito de Vila Real é atravessado por uma das maiores falhas geológica do país- a Falha de Vila Real ou Penacova-Régua-Verin. A geodiversidade é grande, variando muito no caso das rochas ígneas plutónicas ácidas, desde granitos biotíticos, de duas micas, moscovíticos, aplitos e pegmatitos, pórfiros riolíticos e lamprófiros. Nas rochas metamórficas encontram-se xistos diversos, quartzitos, corneanas, mármores, gneisses, metavulcanitos, metagrauvaques, etc. Também nas rochas sedimentares podemos encontrar rochas de natureza diferente, terraços fluviais, arcoses, conglomerados, arenitos, argilas, calcários, etc. Nestas litologias podem observar-se diversas estruturas geológicas: estratificação, foliação, xistosidade, crenulações, lineações, dobras, falhas, cisalhamentos, carreamentos, etc. que condicionam muito particularmente a geomorfologia da Região Demarcada do Douro, bacias da Campeã, Vila Real, Telões e Pedras Salgadas. Serras do Marão, Alvão e Padrela.
Assim, nos percursos de campo selecionados, consegue observar-se in situ toda esta geodiversidade. É importante sensibilizar os docentes para a importância do trabalho de campo numa perspetiva de ensino integrado da Ciência, decorrente do estudo da interação de processos físicos e químicos, e prepará-los para orientarem com segurança e eficácia uma aula de campo. Igualmente importante é aprender a fazer a recolha de amostras, visando o posterior estudo na sala de aula e ou laboratório.

Recolher amostras de rochas e minerais para coleções pessoais e de escolas;
Relacionar a paisagem com a geologia da região a visitar;
Entender como a geomorfologia é uma marca direta da geologia;
Relacionar o traçado dos rios Douro e Corgo e seus afluentes com a geologia;
Identificar estruturas geológicas importantes, sobretudo as responsáveis do Marão e do Alvão, Depressões de Vila Real, águas minerais e jazigos minerais.

DESTINATÁRIOS

Professores dos Grupos de recrutamento

Para efeitos do art. 5º do RJFCP:

230 – Matemática e Ciências da Natureza

520 – Biologia e Geologia

420 – Geografia

RESPONSÁVEL CIENTÍFICO

Profª. Maria Elisa Preto Gomes

ACREDITAÇÃO DA AÇÃO

Geodiversidade no Distrito de Vila Real
N° de horas de formação acreditadas: 25
Registo de acreditação: CCPFC/ACC-118777/22  <<Ver>>

CONTEÚDOS DA AÇÃO

Revisão de conceitos básicos de estratigrafia e tempo geológico;

Constituição da litosfera e a Tectónica de Placas

Estrutura, textura e mineralogia das várias rochas ígneas, sedimentares e metamórficas;

Conceitos de orogenia e ciclo de Wilson, associados à Orogenia Varisca

Recursos geológicos na região de Vila Real, passado presente e futuro

Património geológico e geodiversidade no norte/centro de Portugal.

Diversidade de argilas no rio Corgo, controlada pelas litologias e geomorfologia que caracterizam a bacia hidrográfica:

Visitas de campo aos seguintes locais:

1. Serra do Marão, Campeã, Antigas minas de ferro de Vila Cova, Serra do Alvão – 8h
    2. Recursos Geológicos: Jales, Tresminas, Pedras Salgadas – 8h

3. Jardim Geológico TMAD e escarpas e Geomorfologia fluvial e percurso geológico no rio Corgo – 3h

FORMADORES

Profª. Maria Elisa Preto Gomes

Prof. Alcino Sousa Oliveira

Prof. Rui José Santos Teixeira

Prof. Luís Manuel Oliveira Sousa

Prof. Martinho Lourenço

Profª. Anabela Reis

Profª. Maria do Rosário Costa

METOLOGIA  DA REALIZAÇÃO DA AÇÃO

3hx1dia– Realização do seminário, on line, com apresentação da geologia regional

(2x8h ) – Visitas de estudo com sessões teórico-práticas com apresentação de conceitos e observação de rochas e estruturas tectónicas.

3h – Jardim Geológico TMAD

3h – Avaliação final e apresentação oral dos trabalhos individuais dos formandos “A minha visita preferida”

CARTAZ

<<Ver>>

A definir em breve.

REGIME DE AVALIAÇÃO

A avaliação será realizada sob a forma de poster e apresentação oral de um trabalho individual formandos “A minha visita/preferida”, com classificação ente 0 e 10 valores

Para a obtenção do certificado é necessário que os formandos assistam a pelo menos 2/3 da duração do curso.

DATAS

20 de março a 31 de maio de 2024

NUMERUS CLAUSUS

N.º MÍNIMO E N.º MÁXIMO DE ADMITIDOS: 10-25

ENTIDADES ENVOLVIDAS

Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro

EMOLUMENTO

<<INSCRIÇÕES ON LINE>>

As inscrições são formalizadas através do preenchimento On-line do formulário de inscrição e envio da digitalização do seu comprovativo de pagamento por uma das seguintes formas:

− Presencialmente, nas instalações do Núcleo de Formação Contínua e Executiva;

− Por e-mail – xazevedo@utad.pt ;

− Por correio – UTAD – Núcleo de Formação Contínua e Executiva, Quinta de Prados, 5000-801 Vila Real.

Só serão consideradas inscrições completas (com os requisitos todos), ou seja, com a inscrição “on line” com os dados devidamente preenchidos, com a documentação previamente enviada, incluindo comprovativo de pagamento do curso (ex: talão de transferência bancária).

O pagamento pode ser efetuado por:

− Cheque à ordem da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro.

− Transferência Bancária – IBAN PT50 0018 000346205068020 22

Os formandos deverão fazer prova do pagamento devido (ex: talão de transferência bancária).

NOTA: POR FAVOR INDICAR O NOME  DO PRIMEIRO TITULAR DA CONTA BANCÁRIA

Março 20 @ 0:00