banner investigador ano site

A Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro abre as candidaturas aos Prémios Investigador do Ano 2021, que visam distinguir e potenciar a excelência científica na nossa academia, reconhecendo especificamente o desempenho na produção científica e a captação de financiamento para I+D.

Podem candidatar-se docentes e investigadores, obrigatoriamente integrados em centros de I+D ou polos sediados na UTAD, que se tenham distinguido durante o ano de 2021, desde que tenham um vínculo de emprego público ou laboral à UTAD.

Promovido pela Vice-Reitoria para a Investigação, os prémios vão distinguir o Investigador do Ano 2021 e o Investigador Jovem do Ano 2021* que receberão um prémio monetário de 2.000 euro e 1.000 euro, respetivamente.

A avaliação das candidaturas terá em consideração cinco critérios:

• número de publicações como primeiro, ou último, autor, que sejam simultaneamente publicadas em revistas indexadas na base Scopus, ou WoS, com índice de impacto igual ou superior a 1 e incluídas no primeiro ou segundo quartil. As publicações indexadas em Arts & Humanities, sem IF, poderão ser alvo de métrica de impacto social por parte do júri;
  • publicação de livros, capítulos de livros e patentes;
  • financiamento obtido para a UTAD, através de projetos de investigação na qualidade de IR. Face ao caráter plurianual dos projetos de I+D, o valor deve refletir a média anual do valor aprovado, corrigida para o número de meses, no caso dos projetos aprovados durante o ano de 2021. Não são considerados os financiamentos de IR por inerência do cargo (exemplo do financiamento base e programático da FCT aos Centros de I+D);
  • número de orientações de doutoramento concluídas na qualidade de responsável principal pela orientação, para doutoramentos existentes na UTAD.  O júri poderá considerar relevantes casos que tenham obtido menção de Muito Bom;
  • outros critérios relevantes que o candidato entenda colocar à consideração do júri.

As candidaturas deverão ser apresentadas até 15 de março de 2022, através da submissão do respetivo formulário preenchido, anexos nele indicados, Curriculum vitae detalhado do candidato, assim como outros documentos considerados pertinentes pelo candidato, na página web da UTAD para o efeito. Os processos de candidatura deverão ser objeto de validação prévia, obrigatória, pela direção dos centros ou polos de I+D, não podendo ultrapassar o número de máximo de 4 candidaturas por cada. Se o número de intenções de candidatura ultrapassar este limite, competirá aos centros e polos de I+D proceder à sua seriação prévia. Da decisão do júri não lugar a recurso.

As candidaturas serão posteriormente avaliadas por um júri presidido por Eduardo Rosa (Vice-Reitor para a Investigação da UTAD), e que tem como vogais Jaime Sampaio  (Vice-Reitor para as Infraestruturas e Projetos Científicos da UTAD) e José António Couto Teixeira (Professor Catedrático na Universidade do Minho).

Os vencedores da edição de 2021 dos Prémios Investigador do Ano, serão anunciados em março de 2022 e proclamados durante a sessão solene do Dia da Universidade 2022.

* Investigadores doutorados há 5 anos ou menos.

Formulário de candidatura