Milhões de anos de história contam-se no Museu de Geologia da UTAD, que tem como patrono o notável geólogo e antigo Reitor Prof. Fernando Real, que o fundou em 1986. Trata-se de um verdadeiro “ex-libris” da UTAD, pelo muito que representa para o estudo e conhecimento nas Ciências da Terra. Nele estão expostas peças de alguns dos processos geológicos que ocorreram ou ocorrem no planeta desde há muitos milhões de anos.

O seu espólio distribui-se por vários setores ou coleções: a) a evolução da vida através dos tempos geológicos agregando peças de fósseis, icnofósseis e maquetes elucidativas dessa evolução; b) minerais como elementos formadores de rochas; c) tipos de rochas de acordo com a sua génese; d) coleções de amostras relacionadas com as principais minas portuguesas.

Verdadeiro centro de Ciência Viva, o Museu de Geologia Fernando Real contribui para a formação complementar de estudantes da UTAD, e, pelo seu potencial didático, é também local privilegiado de visita por parte de muitas escolas da região e do país, que aqui encontram respostas às múltiplas questões relacionadas com as Ciências da Terra.

Galeria