A Escola de Ciências Humanas e Sociais (ECHS), integra os departamentos de (Economia, Sociologia e Gestão; Educação e Psicologia; Letras, Artes e Comunicação) tem como missão fundamental produzir, difundir e aplicar o conhecimento nas áreas das humanidades e das ciências sociais. Assume, por isso, a promoção da criatividade, inovação, reflexividade e pensamento crítico nestas áreas, como fatores essenciais de desenvolvimento sustentável e de bem estar da sociedade.

Os seus docentes, a par das funções de ensino, desenvolvem trabalho científico nos centros de investigação ancorados na Instituição (Centro de Estudos Transdisciplinares para o Desenvolvimento CETRAD – Centro de Estudos de Letras CEL) e integram outros centros de investigação nacionais, associados a outras universidades. Enquanto investigadores, muitos dos docentes da Escola estão ligados a projetos e a atividades de índole académica, artística e cultural de grande alcance na sociedade, ajudando assim a cumprir uma das vocações originais da Universidade: a extensão à comunidade.

 

  • O Departamento de Educação e Psicologia está envolvido na criação da Associação Portuguesa de Educação na Prisões fazendo parte da Comissão Instaladora , com o objetivo de vir a integrar a European Prison Education Association (membro do Conselho da Europa).