banner EURAXESS

EURAXESS – Researchers in Motion

A Comissão Europeia pretende intensificar esforços para promover a mobilidade e desenvolvimento de carreira dos investigadores e consolidar a Europa como líder na excelência da investigação científica.

Com o objetivo de incentivar e apoiar a mobilidade internacional dos investigadores, dentro e fora da Europa, foi criado o EURAXESS. O EURAXESS – Researchers in Motion é, assim, uma porta de acesso a carreiras de investigação atrativas, na Europa, que inclui grandes nomes da investigação, a nível mundial.
O objetivo do portal EURAXESS é disponibilizar um único ponto de acesso à informação e aos serviços que prestam apoio aos investigadores e às suas famílias quando se deslocam, no âmbito da sua carreira, para, ou dentro da Europa.
tem como missão apoiar a mobilidade internacional de investigadores de e para Portugal, passando a ser uma parte da rede europeia de portais nacionais Euraxess que suplementam com informação local o portal Europeu, operado pela Comissão Europeia.
portal EURAXESS Portugal tem como missão apoiar a mobilidade internacional de investigadores de e para Portugal, passando a ser uma parte da rede europeia de portais nacionais Euraxess que suplementam com informação local o portal Europeu, operado pela Comissão Europeia.

O EURAXESS inclui diversas vertentes, designadamente:

EURAXESS Jobs
Um instrumento de recrutamento sem custos;
Atualmente, o Portal Eracareers aloja todas as oportunidades de bolsas e emprego científico publicadas em Portugal.

EURAXESS Rights
Proporciona todas as informações relacionadas com a Carta Europeia do Investigador e com o Código de Conduta para o Recrutamento de Investigadores;

EURAXESS Links
Disponibiliza serviços electrónicos interativos a investigadores europeus a trabalhar no estrangeiro, de modo a mantê-los em contacto entre si e com a Europa.

EURAXESS Services
O EURAXESS Services constitui uma rede de mais de 200 centros, distribuídos por 38 países em toda a Europa. Como investigador, poderá obter junto destes centros apoio ao planeamento e organização da sua estadia e da estadia da sua família. A assistência estende-se a todas as áreas relacionadas com a sua atividade pessoal e profissional, incluindo informações sobre questões legais, segurança social, serviço de saúde e finanças, bem como oportunidades de formação linguística e apoio familiar na sua vida quotidiana.
O objetivo é facilitar a integração social e profissional destes investigadores, bem como das suas famílias (caso o acompanhem na sua estadia), permitindo-lhes minimizar os recursos dispendidos em questões burocráticas e processuais.
O centro EURAXESS da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro está sob a responsabilidade da Vice Reitoria para a área da Investigação e Inovação em articulação com a Vice Reitoria para a área do Planeamento e Internacionalização e tem como objetivo prestar assistência a todos os investigadores nacionais e estrangeiros que pretendam desenvolver atividades científicas nas Unidades ou Pólos de Investigação adstritos à UTAD. O centro está disponível, também, para providenciar um extenso apoio aos seus investigadores que pretendam desenvolver a sua atividade de investigação no estrangeiro, estabelecendo o contacto com as suas congéneres europeias ou diversas redes de contactos europeias.

Para mais informações contacte:

Coordenação do Centro de Mobilidade Euraxess
Sara Alves Dias
Tel.: (+351) 259 350 107/08
E-mail: saradias@utad.pt