A Carta Pedagógica da UTAD é um documento elaborado com o objetivo de apresentar um conjunto de princípios pedagógicos que sirvam de orientação e de inspiração para estudantes, professores e funcionários envolvidos na conceção, implementação e avaliação de atividades de ensino e aprendizagem; visa também ajudar a refletir sobre como criar e manter um ambiente de aprendizagem empenhado, atrativo e estimulante, facilitando o desenvolvimento das potencialidades académicas e individuais dos estudantes.
São princípios orientadores do processo de ensino e aprendizagem na UTAD:
Na UTAD, acreditamos que o desafio académico contínuo é um dos principais impulsionadores da aprendizagem dos estudantes. Estes devem ser estimulados do ponto de vista académico, potenciando assim as suas capacidades de aprendizagem. Queremos que os professores criem um bom ambiente de aprendizagem, com base nos resultados da investigação, e que incentivem os estudantes a adquirir competências específicas e a aprender a refletir e a agir criticamente.
Na UTAD, estudantes e professores são parceiros no processo de aprendizagem. A aprendizagem não é algo que um professor possa fazer acontecer sem a colaboração ativa do estudante, da interação entre este e o professor e os outros estudantes. Neste processo, as atividades académicas, bem como o retorno dos resultados de aprendizagem aos estudantes, são entendidas como um objetivo importante para aumentar a interação entre estudantes e professores. O desenvolvimento das competências de interação e de colaboração são essenciais para os estudantes, pois serão importantes no seu futuro.
A motivação e o empenho são os principais impulsionadores da aprendizagem profunda que queremos para os estudantes. Queremos desenvolver a ligação dos estudantes à vida ativa e, para isso, propomo-nos trabalhar em estreita colaboração com as empresas, o setor público e os atores da sociedade em geral. Os professores devem procurar ativamente maneiras de motivar os estudantes a empenharem-se no seu sucesso académico, tanto em sala de aula como fora desta, sendo que o Eco-Campus da UTAD se afirma como um espaço agregador, onde se cultiva o bem-estar físico e mental.
Na UTAD, pretendemos dar espaço à flexibilidade e diversidade de ritmos de estudo, estilos de aprendizagem e necessidades especiais. A UTAD é uma universidade que dá importância à internacionalização e, por isso, promove a interação de estudantes e funcionários com outras universidades, dentro e fora do espaço europeu. Valorizamos, por isso, a flexibilidade, tentando encontrar soluções para as diferentes solicitações dos estudantes, estejam estes em estágio, a estudar noutra universidade ou tenham o estatuto de estudante-trabalhador. A fim de corresponder às diferentes necessidades e preferências de estudantes, docentes e funcionários, queremos igualmente que todos os planos de estudo aproveitem as possibilidades oferecidas pelas tecnologias de informação e comunicação.
Na UTAD, propomo-nos ir ao encontro do estudante, da sua diversidade e individualidade. A UTAD compromete-se a apoiar os seus estudantes, oriundos de diferentes regiões do país e do mundo, na transição do ensino secundário para o universitário. O nosso objetivo é receber todos os estudantes e fornecer-lhes a ajuda e o apoio de que precisam para crescerem e progredirem e para que aproveitem ao máximo a sua passagem pela universidade.
Com base na capacidade e potencial do indivíduo, apoiaremos o desenvolvimento de competências pessoais. Na UTAD, os estudantes devem desenvolver as suas capacidades académicas e as suas competências éticas e sociais. A responsabilidade social e uma educação para a sustentabilidade fazem parte integrante da nossa missão. Nesse sentido, e paralelamente às qualificações académicas que pretendemos desenvolver nos estudantes, pretendemos também contribuir para promover comportamentos individuais suscetíveis de conferirem competências culturais, sociais e éticas.
Na UTAD, toda a comunidade académica valoriza e respeita a diferença e promove a integração e o desenvolvimento integral dos estudantes, independentemente da sua identidade de género, condição social, religião, orientação política, ideológica ou sexual. Na UTAD, promovemos o direito à partilha da opinião, numa atitude pacífica, construtiva e no respeito pela igualdade e liberdade de cada um e de todos.