As atividades artísticas e culturais são fundamentais na realização de uma Universidade que procura ser um ecossistema inovador, que favoreça a abertura, a flexibilidade mental, a criatividade, a tolerância e a inclusão social -, e um espaço onde produtividade e felicidade se articulam e reforçam mutuamente.

A missão da UTAD no campo das Artes e Cultura é fazer do campus um espaço aberto à comunidade, eminentemente cultural, que estimule práticas académicas, cívicas e democráticas próprias do ambiente de exigência ética e intelectual da sua razão de ser, que dinamize a criatividade do colectivo universitário e o pensamento crítico, e crie oportunidades para a criação e a partilha, de modo a apoiar o cumprimento da missão da Universidade.

Na UTAD (ou com a sua colaboração) acontecem: ciclos de conferências; tertúlias; ciclos de cinema; espetáculos de música, teatro, dança; exposições de fotografia, pintura, escultura e outras; iniciativas que combinam gastronomia e música/cinema/debate; iniciativas que cruzem artes e com a ciência; viagens culturais; oficinas criativas; percursos no campus.

Trabalha numa visão integrada, através de uma agenda de acontecimentos regulares, com pontos de partida múltiplos, numa lógica de universidade aberta à cidade, à região, ao país e ao mundo. Não ignora o apoio aos projetos relevantes realizados na comunidade (exposições, ciclos de cinema, concertos), dando-lhes visibilidade e notoriedade com o “selo e patrocínio da UTAD”.

O Grupo de Missão para as Artes e Cultura, criado em 2013, é a fonte de dinamização das atividades, que muitas vezes envolvem a articulação com entidades locais, regionais e nacionais.