A Escola de Ciências Agrárias e Veterinárias (ECAV) é integrada por quatro departamentos: Agronomia; Ciências Florestais e Arquitetura Paisagista; Ciências Veterinárias; e Zootecnia. No seu conjunto, a escola é responsável por uma oferta educativa que abrange um leque variado de cursos, quer ao nível de licenciatura e mestrado, quer ao nível de doutoramento.

Às licenciaturas e mestrados em Engenharia Agronómica, Engenharia Zootécnica, Engenharia Florestal, Enologia e Arquitectura Paisagista, junta-se o mestrado integrado em Medicina Veterinária. E ao nível de doutoramento, a ECAV oferece cursos em Ciências Veterinárias, em Ciência Animal e Ciências Agronómicas e Florestais.

Dotada de um corpo docente altamente qualificado, a maioria dos professores da escola desenvolve investigação no Centro de Investigação e de Tecnologias Agrárias Agroambientais e Biológicas (CITAB) e no Centro de Ciência Animal e Veterinária (CECAV), ambos ancorados na UTAD, com trabalho científico de grande reconhecimento nacional e internacional. Alguns dos docentes da escola estão integrados noutros centros da UTAD e de outras universidades, conforme a natureza e especificidade da investigação em que estão envolvidos.