A Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro é uma Instituição Pública de Ensino Universitário orientada para a criação, transmissão e difusão da cultura, do saber, da ciência e da tecnologia, através da articulação do estudo, do ensino, da investigação e do desenvolvimento experimental.
As crescentes e desafiantes solicitações de novos contextos competitivos, exigem desta Instituição o acompanhamento e resposta às mesmas, com o compromisso do rigor, eficácia, eficiência e qualidade. A implementação de sistemas que garantam a participação e responsabilização de todos, contribui para que a UTAD seja uma universidade aberta e transparente, participada e democrática, mas também responsável, exigente e rigorosa.
A promoção da Qualidade na UTAD é garantida pelo Sistema Integrado de Gestão da Qualidade – SiGQ-UTAD – que monitoriza e recolhe informação, assegura a sua análise e dissemina-a pelos diversos níveis de gestão em todas as vertentes da sua missão, envolvendo funcionários, docentes, estudantes e parceiros externos.
A Política da Qualidade da UTAD, alinhada com a estratégia institucional, na partilha da missão, visão e valores da Universidade, vem dar orientações claras para se atingir a meta da qualidade global.
Neste sentido a UTAD e a sua política da qualidade assumem o compromisso de:
- Promover uma cultura de qualidade transversal aos vários eixos da missão institucional e serviços de apoio;
- Fomentar o envolvimento de toda a comunidade académica, numa estratégia de diferenciação pela qualidade;
- Promover a relação com os estudantes e restantes partes interessadas, desenvolvendo soluções em consonância com as suas necessidades e expectativas de modo a aumentar o seu grau de satisfação;
- Fomentar o comprometimento entre a organização e os trabalhadores, promovendo a comunicação interna participada, a gestão por objetivos e a capacitação contínua de todos os trabalhadores, como base para o crescimento e a inovação;
- Reconhecer os fornecedores e outras partes interessadas relevantes como parceiros importantes, privilegiando aqueles que respeitam padrões de qualidade compatíveis;
- Fomentar a gestão sustentável de recursos, o bem-estar das pessoas e a responsabilidade social da organização;
- Manter ativo e em constante melhoria, o Sistema Integrado de Gestão da Qualidade, integrando a Norma NP EN ISO 9001:2015, com os Referenciais para os Sistemas Internos de Garantia da Qualidade (A3ES) e com outros referenciais adotados a nível nacional e internacional.
- Assegurar o integral cumprimento da legislação e regulamentação aplicável.
O manual define os princípios de funcionamento e a organização do Sistema Integrado de Gestão da Qualidade (SiGQ) da UTAD, em conformidade com os padrões de referência definidos no quadro normativo da Agência de Avaliação e Acreditação do Ensino Superior, e as normas NP EN ISO 9000:2015 e NP EN ISO 9001:2015.
Pretende ser um meio de informação, consciencialização, envolvimento e motivação para todos os trabalhadores, promovendo a sua participação nas atividades para a concretização dos objetivos e para a execução de ações conducentes à obtenção da melhoria contínua, com o intuito de obter a plena satisfação dos estudantes e de outras partes interessadas da UTAD.
- Boletim da Qualidade – abril 2024 |
- Boletim da Qualidade – janeiro 2024 |
- Boletim da Qualidade – outubro 2023 |
- Boletim da Qualidade – julho 2023 |
- Boletim da Qualidade – abril 2023 |
- Boletim da Qualidade – janeiro 2023 |
- Boletim da Qualidade – Outubro 2022 |
- Boletim da Qualidade – Julho 2022 |
- Boletim da Qualidade – Abril 2022 |
2021
- Boletim da Qualidade – Dezembro 2021 |
- Boletim da Qualidade – Setembro 2021 |
- Boletim da Qualidade – Maio 2021 |
- Boletim da Qualidade – Janeiro 2021 |
2020
- Boletim da Qualidade – Outubro 2020 |
- Boletim da Qualidade – Junho 2020 |
- Boletim da Qualidade – Abril 2020 |
- Boletim da Qualidade – Janeiro 2020 |
2019
- Boletim da Qualidade – Novembro 2019 |
- Boletim da Qualidade – Outubro 2019 |
- Boletim da Qualidade – Setembro 2019 |
Para além dos instrumentos — Plano Estratégico e Planos de Atividades — a UTAD, com o objetivo de cultivar a melhoria contínua da qualidade, disponibiliza igualmente documentos que demonstram o seu compromisso com a transparência, com igualdade de género, e com a Carta Pedagógica, procurando, assim, criar um ambiente saudável, atrativo e estimulante para todas as partes interessadas.