A UTAD, de forma a reforçar a sua missão, consolidar e fortalecer uma cultura interna de qualidade, é alvo de avaliações externas pelos organismos certificadores.
- A3ES – Guiões e legislação
- UTAD – Manual de procedimentos das avaliações e acreditações dos ciclos de estudo pela A3ES
RESULTADOS:
O Conselho de Administração da Agência de Avaliação e Acreditação do Ensino Superior (A3ES) decidiu certificar o Sistema Interno de Garantia da Qualidade (SIGQ) da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD) pelo período máximo contados a partir de 19 de maio de 2020.
Esta decisão decorre do cumprimento das condições estabelecidas na certificação condicional obtida em 2019.
Esta certificação reconhece o trabalho de excelência e de melhoria contínua da instituição.
Evolução do Sistema Interno de Garantia da Qualidade da UTAD
A Agência de Avaliação e Acreditação de Ensino Superior (A3ES) lançou, em 2017, o processo de Avaliação Institucional, abrangendo as dimensões institucional e da respetiva oferta educativa.
A Avaliação Institucional incide sobre a qualidade de desempenho do estabelecimento de ensino superior globalmente considerado, bem como sobre cada uma das suas unidades orgânicas, tendo em vista proporcionar uma visão geral e integrada da Instituição e das suas estruturas organizativas. O processo de avaliação institucional obedece aos objetivos consagrados na lei (Lei 38/2007, de 16 de agosto): proporcionar a melhoria da qualidade das instituições de ensino superior, prestar informação fundamentada à sociedade sobre o desempenho das instituições e desenvolver uma cultura institucional interna de garantia da qualidade. Os procedimentos adotados têm esses objetivos em atenção, bem como alguns outros de natureza operacional, nomeadamente o papel pedagógico da avaliação, centrando-a na melhoria contínua da instituição, e no envolvimento das partes interessadas relevantes.
O processo de Avaliação Institucional decorreu entre março e julho de 2017, período no qual a UTAD submeteu o relatório de autoavaliação; em abril de 2018, a uma comissão de avaliação externa visitou a instituição.
Em 21 de outubro de 2019, foi comunicado à UTAD a decisão do Conselho de Administração da A3ES de acreditar a UTAD, por um período de 6 anos.
Atualmente, e de forma a complementar a avaliação e acreditação pela A3ES, a UTAD tem implementado sistemas de gestão, contribuindo, através dos seus processos, para o desenvolvimento sustentável, para a defesa do ambiente, promoção da responsabilidade social, competitividade, desenvolvimento económico, promovendo a melhoria contínua, parte integrante do SiGQ-UTAD.
A UTAD, obteve a certificação nas Norma NP EN ISO 14001, NP EN ISO 50001 e encontra-se atualmente em fase de implementação das normas NP EN ISO 9001 e NP EN ISO 27001.
Decorreu pela segunda vez uma visita dos avaliadores da European Association of Establishments for Veterinary Education (EAEVE) às instalações da UTAD, da qual resultou a obtenção da acreditação europeia para o Mestrado Integrado em Medicina Veterinária (MIMV).
É a primeira vez que a Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro vê a qualidade dos serviços de Ação Social (SASUTAD) ser distinguida com o selo de excelência “Effective CAF User” pela Direção-Geral da Administração e do Emprego Público (DGAEP).
A Common Assessment Framework (em português: Estrutura Comum de Avaliação) é um modelo de autoavaliação do desempenho organizacional, que foi especificamente desenvolvido para ajudar as instituições do sector público dos países europeus a aplicar as técnicas de gestão da qualidade, melhorando o seu nível de desempenho e de prestação de serviços.
Pessoas, parcerias e recursos, processos e resultados da responsabilidade social foram alguns dos critérios em que os SASUTAD se destacaram. O relatório da DGAEP dá ainda nota de que os resultados orientados para os cidadãos/clientes e das pessoas representam oportunidades de melhoria.
Os SASUTAD incluem serviços de alimentação, alojamento, desporto, saúde e bem-estar, bolsas e outros apoios sociais. O processo para a obtenção do selo “Effective CAF User” foi financiado pelo COMPETE2020, Estado Português e Fundo Social Europeu, no âmbito de um Projeto de Modernização Administrativa – SAMA.