f2

Logo UE

 

 

 

Designação do projeto | Projeto NANOTBC – Desenvolvimento de novos vectores nano-poliplexos como agentes de imagem e libertação contra o cancro de mama triple negativo

Código do projeto | PTDC/QEQ-MED/2118/2014

Objetivo temático | Reforçar a investigação, o desenvolvimento tecnológico e a inovação

Região de intervenção | Norte | Lisboa

Instituição Proponente | NOVA.ID.FCT – ASSOCIAÇÃO PARA A INOVAÇÃO E DESENVOLVIMENTO DA FCT

Instituição Participante | ASSOCIAÇÃO CIENTÍFICA PROTEOMASS | UNIVERSIDADE DE TRÁS-OS-MONTES E ALTO DOURO

Data de início | 1 de maio de 2016

Data de conclusão | 30 de abril de 2019

Custo total elegível | 87.511,00 €

Custo total elegível UTAD | 6.000,00 €

Resumo |

Apesar do progresso significativo no diagnóstico precoce e tratamento do cancro de mama triplo negativo, a resistência à quimioterapia convencional representa um desafio para a terapia deste tipo agressivo de cancro.

O presente projeto propõe o desenvolvimento de novos nanovetores para a libertação de miR-34a e de diferentes fármacos, ((D) = Docetaxel (DCT), Doxorubicin (DOX), Paclitaxel (PXL) e Nintedanib (NTB)), em células de cancro de mama triplo negativo humanas (MDA-MB-231) para inibir tanto o seu crescimento como a sua migração.

Para este objetivo serão desenvolvidos novos vetores nanopoliplexos não-virais que contenham fragmentos de oligossacáridos de ácido hialurónico (o-HA) com alta afinidade para o recetor CD44 sobre-expressado na superfície de células de cancro da mama triplo negativo humanas (MDA-MB-231). Pela primeira vez, o o-HA será usado para a criação de nanovetores não virais. Espera-se que esta estratégia possa melhorar a capacidade encapsulante dos nanopoliplexos e a sua atividade anti-tumoral in vitro e in vivo.

A investigação proposta é interdisciplinar porque abrange a síntese de novos nanopoliplexos, a caracterização estrutural e física dos materiais sintetizados, o encapsulamento de drogas e de genes assim como o estudo das suas propriedades para a libertação de genes e fármacos em cancro de mama triplo negativo.

O projeto será maioritariamente desenvolvido no grupo BIOSCOPE, Unidade de Ciências Biomoleculares Aplicadas (UCIBIO), Universidade NOVA de Lisboa (Portugal). O grupo BIOSCOPE (www.bioscopegroup.org) possui uma grande experiência na síntese de diferentes nanossistemas para fins biomédicos e analíticos. O grupom de investigação Bioscope, fundado em 2007 e co-dirigido pelo Prof. José Luís Martinez Capelo (h-index = 27) e Prof. Dr. Carlos Lodeiro Espiño (h-index = 29), auferindo aproximadamente o total de 800.000 euros. O ranking de publicações do grupo ronda os 25 artigos por ano.

A experiência de todos os membros do grupo BIOSCOPE nas áreas de síntese orgânica e inorgânica, ligada às suas habilidades no delineamento, caracterização e bioaplicação de novos nanomateriais multifuncionais, tornará possível o desenvolvimento dos nanossistemas propostos no presente projeto. Alguns dos resultados mais importantes nesta área foram publicados recentemente pelo grupo (1).

A caracterização e avaliação das propriedades de encapsulamento dos nanossistemas propostos serão avaliadas em colaboração com o Dr. Gilberto Igrejas do Centro de Genómica e Biotecnologia da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (Portugal).

É importante mencionar que a Dra. Núñez (IR) durante a sua estadia de oito meses no Department of Geographical and Life Sciences of the Canterbury Christ Church University (Reino Unido), adquiriu o conhecimento e capacidade de executar as técnicas necessárias à avaliação da atividade anti-tumoral in vitro e in vivo dos sistemas propostos. Além disso, durante estes meses, a Dra. Núñez focou o seu trabalho em células de cancro de mama humano, sendo um dos resultados mais importantes dessa pesquisa recentemente publicado (2).

No âmbito deste projeto, os estudos in vitro serão desenvolvidos em colaboração com a Dra. Julia Lorenzo do Institut de Biotecnologia i de Biomedicina, Universitat Autònoma de Barcelona (Espanha).

É importante mencionar que os estudos in vivo, assim como os estudos de genómica propostos no presente projeto serão realizados em colaboração com o prestigiado Dr. Ángel Carracedo do Centro de Investigação em Medicina Molecular e Doenças Crónicas (CIMUS), Universidade de Santiago de Compostela (Espanha).

O projeto será desenvolvido num período de tempo de três anos. Espera-se que com o trabalho árduo e o envolvimento de todos os investigadores, junto com o financiamento solicitado, se reúnam as condições necessárias para que os objetivos propostos sejam alcançados. Consequentemente, isto será refletido no alto impacto social e no grande avanço de um problema de saúde pública: “A luta contra o cancro de mama”.