EN

Apresentação

 
  
O Observatório Permanente do Abandono e Promoção do Sucesso Escolar surge da preocupação da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro em perceber e acompanhar o percurso escolar dos seus estudantes. De uma forma particular, o abandono escolar no Ensino Superior justifica a existência deste Observatório, de forma a ser possível monitorar este fenómeno, ao mesmo tempo que se promovem estratégias e ações de promoção do sucesso escolar.
 
A estratégia do Observatório Permanente do Abandono e Promoção do Sucesso Escolar não pretende resumir-se a uma ação de investigação e monitoramento, mas apresentar-se, também, como um mecanismo com uma forte componente de intervenção junto de casos de abandono escolar. Ao Observatório compete o desenvolvimento de instrumentos de identificação e de intervenção que sejam eficazes e ativados em tempo útil perante casos de alunos que estejam em situação de abandono escolar, sobretudo quando o abandono se deve a razões de ordem económica.
 
A par deste trabalho de proximidade e de acompanhamento dos alunos, o Observatório será, também, o espaço para a produção de conhecimento relativamente ao fenómeno do abandono escolar no Ensino Superior. Procurar-se-á produzir conhecimentos que sejam pertinentes e suscetíveis de discussão tanto a nível institucional como de interesse para o público em geral. Pretende-se contribuir para um conhecimento mais aprofundado sobre esta temática e enquanto plataforma de partilha de práticas para a promoção do sucesso escolar.
 
 
Missão
 
O Observatório Permanente do Abandono e Promoção do Sucesso Escolar tem por missão monitorar os casos de abandono escolar e implementar ações que permitam melhorar os indicadores de abandono e sucesso escolar na Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro.
 
 
Objetivos específicos 
  • Monitorar o abandono
  • Acompanhar alunos
  • Mobilizar docentes e funcionários
  • Melhorar/adequar a oferta formativa

Equipa
 
Ana Paula Silva
Pró-Reitora para a Gestão da Qualidade
Professora Associada c/ Agregação

Fernando Bessa
Professor Auxiliar
Departamento Economia, Sociologia e Gestão
 
José Cravino
Professor Auxiliar
Departamento de Física
 
Cristiana Cabreira
Bolseira de Investigação-Ciências da Educação