PRÓ-REITORA PARA A ÁREA DA COMUNICAÇÃO E ATRATIVIDADE

Foto: Paula Maria Seixas de Oliveira

Professora Auxiliar do Departamento de Ciências Florestais e Arquitetura Paisagista.

Natural do Uíge, Angola, nasceu em 1965. É licenciada em Engenharia Agrícola pela Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro. Mestre em Recursos Florestais pela Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro. Doutorada em 2003, em Ciências Agrárias/Entomologia Florestal pela Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro.

Por extinção do Departamento de Proteção de Plantas, a partir de 2008 passou a integrar o Departamento de Ciências Florestais e Arquitetura Paisagista (CIFAP/ECAV), exercendo funções de docência nos Curso de Engenharia Agrícola/Agronómica, Engenharia Florestal e Arquitetura Paisagista da UTAD, sendo a responsável pela coordenação científica e pedagógica das unidades curriculares: “Proteção Florestal” do 1º Ciclo em Engenharia Florestal, “Perturbações Climáticas e Restauração de Ecossistemas” e “Proteção de Plantas e Floresta Urbana” dos 2os Ciclos em Engenharia Florestal e Arquitetura Paisagista, e “Preparação do Dissertação I” do 2º Ciclo em Engenharia Florestal.

Ainda no Departamento de Proteção de Plantas foi vice-diretora de 2004 a 2008. Já no Departamento de Ciências Florestais e Arquitetura Paisagista foi vice-diretora do curso de Engenharia Florestal no período 2009-2012. De 2013 a 2017 exerceu funções de diretora dos cursos de Arquitetura Paisagista (1 e 2º Ciclos) e Sistemas de Informação Geográfica (2º Ciclo), foi vice-diretora do departamento e membro do Conselho Pedagógico da Escola das Ciências Agrárias e Veterinárias onde exerceu funções de secretária. Também desde 2013 é, por nomeação reitoral, a interlocutora para os assuntos científicos no Centro de Ciência de Vila Real, onde coordena e representa a UTAD em todas as atividades realizadas pelo Centro. Em 2014 integrou a Comissão Nacional de Coordenação do Programa de Ação Nacional de Combate à Desertificação e desde 2015 exerce funções como Conselheira no Conselho Estratégico do Parque Natural do Alvão.
É membro efetivo, o Centro de Investigação em Tecnologia Agroambiental e Ciências Biológicas (CITAB).

Começou por desenvolver atividade científica na área da entomologia florestal e agro-florestal, com especial incidência no estudo de formas de proteção integrada contra insetos com ênfase nos métodos biológicos através do uso de auxiliares entomológicos e estratégias de proteção visando a conservação desses agentes auxiliares. Nesta linha de investigação participou em vários projetos europeus, tendo publicado vários artigos em revistas internacionais do ISI nomeadamente Forest Systems, Forest Ecology and Management, i-Forest e Phytoparasitica, assim como várias publicações nacionais e resumos em congressos. A partir de 2006 alargou a sua atividade científica à área da Entomologia de conservação face aos problemas de desaparecimento de várias espécies de insetos resultantes de alterações climáticas e fragmentação de habitats. No âmbito desta linha de ação participa em vários projetos no âmbito da monitorização de espécies visando a sua identificação e proteção, onde tem publicado vários artigos em revistas internacionais do ISI nomeadamente Journal of Insect Conservation, Insect Conservation and Diversity e Plant Biosystems e resumos de comunicações orais e em painel apresentados em congressos nacionais e internacionais.