Luís Manuel Morais Leite Ramos é natural de Candemil, Amarante. Licenciado em Engenharia Civil pela Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto (1984), é pós-graduado em Estudos Europeus, pela Universidade Católica Portuguesa (1987), e em Políticas do Desenvolvimento, pelo Institut Agronomique Mediterranéen de Montpellier (1989), e doutorado em Ciências Sociais, pela Université de Paris X – Nanterre (1997). Professor Associado com Agregação da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD) e Investigador do CETRAD, desenvolve atividades de ensino e investigação desde 1999 nas áreas do planeamento territorial e urbano e do desenvolvimento regional. Desempenhou, entre outros, os cargos de Coordenador do Curso de Engenharia Civil e da Pós-Graduação em Engenharia e Gestão Municipal e de Diretor do Departamento de Engenharias. Entre Junho de 2011 e Março de 2022 foi Deputado à Assembleia da República, eleito pelo círculo eleitoral de Vila Real, tendo desempenhado os cargos de Vice-Presidente do Grupo Parlamentar do PSD, membro de diversas Comissões Parlamentares e Presidente da Comissão de Inquérito à Caixa Geral de Depósitos. Durante este período, foi ainda Vice-Presidente da Delegação Portuguesa à Assembleia Parlamentar do Conselho da Europa (APCE), onde exerceu, entre outros, os cargos de Vice-Presidente do Grupo Parlamentar do PPE, de Membro do Bureau da APCE, de Presidente da Comissão de Desenvolvimento Sustentável e de Relator Geral dos Poderes Locais e Regionais. De 1984 a 1999, foi técnico e dirigente da Comissão de Coordenação da Região do Norte, onde desempenho, entre outras, as funções de Administrador do Projeto de Desenvolvimento Rural de Trás-os-Montes (PDRITM – World Bank) e do Programa de Desenvolvimento do Douro (PRODOURO – UE), de Coordenador Regional dos Gabinetes de Apoio Técnico e de Diretor Regional da Administração Autárquica.