VICE-REITOR PARA A ÁREA DO ENSINO

Foto: José Luís Teixeira de Abreu Medeiros Mourão

Licenciado em Engenharia Zootécnica em 1984. Doutorado em Ciências Agrárias/Ciência Animal em 2000. Agregação na área Cientifica de Ciência Animal em 2012. Professor Associado com agregação desde Março de 2013.

♦ UTAD. Docente de diversas unidades curriculares dos cursos de primeiro ou segundo ciclo de Engenharia Zootecnia, Medicina Veterinária, Ciência Alimentar, Segurança Alimentar e En-genharia Agrícola e de terceiro ciclo de Ciência Animal. Orientou diversos trabalhos de estágio (pré-Bolonha) teses de mestrado de alunos do segundo ciclo de Engenharia Zootécnia.

Foi membro das comissões de revisão do plano curricular do Mestrado em Engenharia Zootécnica (2008), de criação do Curso de 3º Ciclo de Ciência Animal (2008 a 2009) e de criação 1º ciclo de estudos em Zootecnia (2011). Foi representante da Escola de Ciências Agrárias e Veterinária na “Comissão inter escolas para racionalização da oferta educativa da UTAD (2011 a 2012). Integrou o grupo para a receção e acompanhamento da Comissão de Avaliação da Ordem dos Engenheiros para atribuição do selo EUR-ACE ao Mestrado em Engenharia Zootécnica (2011).

Participou na gestão e coordenação de órgãos e comissões da UTAD. Foi responsável pela gestão da atividade da Unidade de Avicultura (1995 a 2007), secretariou na preparação da candidatura de criação do Centro de Ciência Animal e Veterinária (2002). Foi Vice-coordenador (2008) Vice-Diretor (2009/10) e Diretor do Departamento de Zootecnia (2011/13). Foi vice-coordenador do curso de Licenciatura Engenharia Zootécnica (Pré Bolonha) (2003 a 2005) e pertenceu à Comissão de Coordenação do Mestrado em Engenharia Zootécnica (Pós Bolonha) (2007 a 2009) e à Comissão Diretiva do Curso de 3º Ciclo de Ciência Animal (desde 2010). Membro eleito (2009 a 2010) e por inerência (2011 a 2013) da Assembleia Geral da Escola de Ciências Agrárias e Veterinária.

♦ I&D Membro do Centro de Ciência Animal e Veterinária. Investigador responsável na UTAD pelo Projeto AGRO 57 (2002 a 2005). Desde 2003 foi investigador responsável ou corresponsável de 6 projetos de investigação financiando por entidades privadas, e participou em outros dois. Colaborou em mais setenta comunicações ou poster apresentados em congressos e reuniões científicas nacionais e internacionais. Participou em vinte e dois artigos publicados em revistas científicas internacionais com referee. Colaborou na organização de diversos congressos e reuniões científicas realizados na UTAD.