Professor Auxiliar do Departamento de Física, da Escola de Ciências e Tecnologia, da UTAD. Licenciado em Física (ramo científico) pela Universidade de Coimbra em 1992. Fez uma pós-graduação em Gestão de Ciência, Tecnologia e Inovação na Universidade de Aveiro. Concluiu o doutoramento em Física/Didática da Física em 2005 na UTAD.

Na UTAD exerceu diversas funções de gestão universitária, nomeadamente Vice-Presidente da Escola de Ciências e Tecnologia, Diretor do Departamento de Física, membro eleito do Conselho Científico da Escola de Ciências e Tecnologia, membro da Comissão Coordenadora do Curso de Doutoramento em Ciência e Tecnologia Web (curso em associação com a Universidade Aberta), Vice-Diretor do Curso de Doutoramento em Ciências Físicas da UTAD, Vice-Diretor (com funções de Diretor Executivo) do Curso de Mestrado em Ensino de Física e de Química no 3º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário, Coordenador da Licenciatura em Física e Química (Ensino de).

É membro integrado, desde 2005, do Centro de Investigação Didática e Tecnologia na Formação de Formadores (CIDTFF), sediado na Universidade de Aveiro, cujo Laboratório de Didática de Ciências e Tecnologia está localizado na UTAD. Os seus interesses de investigação centram-se nas seguintes áreas: Ensino e Aprendizagem de Física; Educação em Ciências, Tecnologia, Engenharia e Matemática; Tecnologias Educativas; Formação de Professores. Participou em vários projetos de investigação com financiamento competitivo. É autor ou coautor de vários livros, capítulos de livros, artigos em revistas nacionais e internacionais, bem como de várias comunicações em conferências. Colaborou na organização de vários congressos nacionais e internacionais e é revisor em várias revistas científicas.