Nota Biográfica

Professor Associado com Agregação da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD).

Licenciado em Engenharia Eletrotécnica pela UTAD, em 1992. Mestre em Engenharia Eletrónica e Telecomunicações pela Universidade de Aveiro, em 1996, Doutor em Engenharia Eletrotécnica pela UTAD, em 2002, e realizou as Provas Públicas de Agregação, em Informática, na UTAD, em 2008.

Na UTAD, foi Pró-Reitor para a Inovação e Gestão da Informação de julho de 2010 a julho 2013 e Pró-Reitor para a Inovação e Transferência de Tecnologia de maio de 2017 a junho de 2020. Fez parte da equipa que criou a área de Informática do Departamento de Engenharias, tendo sido coordenador da Licenciatura de Informática, diretor do Mestrado em Informática e diretor do curso de Doutoramento em Informática.

Produziu mais de 200 trabalhos académicos, entre capítulos de livros, artigos e comunicações em livros de atas. É editor da revista científica Universal Access in the Information Society (UAIS), referenciada no JCR.

Participou na organização de vários encontros científicos de natureza internacional e nacional, onde se destaca a criação da conferência “Software Development for Enhancing Accessibility and Fighting Info-exclusion (DSAI)”, (http://www.dsai.ws/2020/) e da conferência “International Conference on Technology and Innovation in Learning, Teaching and Education (TECH-EDU)”, em 2018 (http://www.tech-edu.ws/2020/).

Orientou 50 trabalhos de pós-graduação (35 de mestrado e 15 de doutoramento) e participou em júris de provas de doutoramento e de mestrado, bem como em concursos de técnicos superiores de informática da função pública, em diversas instituições públicas portuguesas.

Nos últimos dez anos integrou as equipas de investigação e gestão de 40 projetos de carácter científico e de desenvolvimento.

Ganhou o prémio de Inclusão e Literacia Digital de 2015, da Rede TIC e Sociedade, da Fundação para a Ciência e Tecnologia. Venceu o concurso Microsoft Imagine CUP de 2008. Prémio Eurocloud Award 2011, na categoria de Best Case Study Example of Cloud Services for Public Sector. Segundo e quarto lugares com os projetos White Cane (2010) e InteliPark (2010) no concurso Inov@UTAD2010.