PRÓ-REITORA PARA A ÁREA DA QUALIDADE

Foto: Isabel Maria Fernandes Alves

Professora Auxiliar do Departamento de Letras, Artes e Comunicação, Escola de Ciências Humanas e Sociais.

Natural de Carva, Murça, distrito de Vila Real, nascida em 1964. Licenciada em Línguas e Literaturas Modernas pela Faculdade de Letras da Universidade do Porto. Fez Provas de Aptidão Pedagógica e Capacidade Científica e de Doutoramento em Literatura Norte-Americana na UTAD. É, desde Julho de 2000, Professora Auxiliar da UTAD.

Como membro do Departamento de Letras, Arte e Comunicação lecionou e foi responsável por diversas unidades curriculares dos cursos de primeiro, segundo e terceiro ciclos. Participou em vários júris de provas académicas na UTAD e noutras instituições de ensino superior. Foi Coordenadora da variante de Inglês- Alemão (2003-2005), e Membro da Comissão Directiva do Mestrado em Cultura e Literaturas Inglesas (2006-2007). Foi membro do Conselho Geral da UTAD (2013-2017) e é membro do Grupo Missão- Cultura da UTAD.

É membro do CEL (Centro de Estudos em Letras) e do CEAUL (Centro de Estudos Anglo-Americanos da Universidade de Lisboa). As suas áreas de trabalho incidem sobre a relação entre a literatura e a paisagem, representações da natureza em textos literários ficcionais e não ficcionais, humanidades ambientais e ecocrítica. Tem publicado sobre diversos autores norte-americanos dos séculos XIX e XX, e desenvolvido estudos na área da literatura comparada, publicando, nomeadamente, sobre autores transmontanos.

É membro de várias Associações Científicas, nomeadamente da ASLE (Association for the Study of Literature and Environment) e EASLCE (European Association for the Study of Literature, Culture and Environment). Foi, entre 2012-2016, membro do Conselho Consultivo da EASLCE, e, entre 2007-2011, presidente do Conselho Fiscal da APEAA (Associação Portuguesa de Estudos Anglo-Americanos). Nesse âmbito, em 2011 foi a respresentante da APEAA junto da ESSE, em Praga. Foi membro da Direção da Academia de Letras de Trás-os-Montes.

Participou em inúmeros congressos nacionais e internacionais. Visitou e fez pesquisa em universidades dos Estados Unidos e, no âmbito do projeto Erasmus, lecionou nas universidades de Rostock, Roma Tre e Alcalá de Henares. Foi membro da Comissão Científica e da Comissão Organizadora de diferentes congressos, o último dos quais realizado na Biblioteca Nacional a propósito do Bicentenário de Henry David Thoreau. Membro do júri dos concursos de poesia António Cabral, e da Cidade de Ourense.