Hugo Alexandre Paredes Guedes da Silva é natural de São Pedro, Vila Real. Licenciado pela Universidade do Minho em Engenharia de Sistemas e Informática (2000), Doutorado em Informática na área de conhecimento de Tecnologias de Programação (Universidade do Minho, 2008) e Agregado em Informática pela Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (2016).

É Professor Associado com Agregação do Departamento de Engenharias da Escola de Ciências e Tecnologia da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro desde outubro de 2020. Foi Visiting Faculty no Human Computer Interaction Institute da Carnegie Mellon University (agosto-dezembro 2017).

Na UTAD integrou a equipa que criou a Licenciatura e Mestrado em Engenharia Informática em 2011, e liderou a equipa que criou o Mestrado em Engenharia Informática e Tecnologia Web em associação com a Universidade Aberta (2019). Desde 2009 tem integrado as equipas diretivas dos ciclos de estudos (Licenciatura, Mestrado e Doutoramento) na área de Engenharia Informática na UTAD. Foi responsável pela criação e implementação de várias unidades curriculares na Licenciatura e Mestrado em Engenharia Informática. Orientou 6 teses de doutoramento concluídas e 27 trabalhos de Mestrado, tendo participado em mais de 90 júris de doutoramento e mestrado como presidente, arguente principal e vogal, em universidades nacionais e estrangeiras. 

Desenvolve a sua atividade de investigação no INESC TEC onde é Investigador Sénior, e foi coordenador adjunto do Centro de Sistemas de Informação e Computação Gráfica (CSIG) entre 2020-2021. Os seus interesses de investigação são na área de Interação Pessoa-Computador, em particular na linha dos fatores humanos da inteligência artificial (Human-AI), aplicado às áreas de acessibilidade, desporto, saúde e bem-estar, e alterações climáticas. É inventor de uma patente de propriedade industrial concedida e coautor de tecnologia transferida para a indústria. Nos últimos dez anos integrou as equipas de investigação e gestão de 30 projetos de investigação, inovação e desenvolvimento, dos quais se destacam, pelo seu impacto científico, dimensão, e relevância social: eCSAAP (PI, 2018-2019), WalkigPAD (co-PI, 2019-2022), NG-CrAI (PI, 2020-2022), Beaconing (2016-2018), NanoSTIMA RL2 (2016-2018), CE4Blind (2015-2016), Blavigator (2011-2012) e INDTECH 4.0 (2018-2021). Integrou painéis de avaliação de projetos de investigação e desenvolvimento da Comissão Europeia, Russian Science Foundation, Israel Science Foundation, Pontificia Universidad Católica del Perú e Agência Nacional de Inovação. 

Publicou mais de 150 trabalhos académicos, entre capítulos de livros, artigos e comunicações em conferências internacionais. Foi revisor científico em diversas conferências e revistas internacionais. Integra o corpo editorial do Jornal of Universal Computer Science (J.UCS), e foi editor convidado de 4 edições especiais publicadas em revistas científicas internacionais. Participou na organização de várias conferencias científicas internacionais, integrando o Steering Committee do International Working Group on Computer Supported Cooperative Work in Design (CSCWD).