VICE-REITOR PARA A ÁREA DO PLANEAMENTO E INTERNACIONALIZAÇÃO

Foto: Artur Fernando Arede Correia Cristóvão

Professor Catedrático do Departamento de Economia, Sociologia e Gestão, Escola de Ciências Humanas e Sociais

 
Natural do Seixal, distrito de Setúbal, e nascido em 1954. Licenciado em Agronomia pelo Instituto Superior de Agronomia da Universidade Técnica de Lisboa. Mestre e Doutor em Educação Contínua e Vocacional pela Universidade de Wisconsin-Madison, EUA. Professor Catedrático de nomeação definitiva desde Maio de 1997.

Tem dado colaboração docente noutras instituições académicas, no país e no estrangeiro. É investigador efectivo do Centro de Estudos Transdisciplinares para o Desenvolvimento e tem realizado investigação nas áreas da Extensão Educativa e do Desenvolvimento Rural, com ênfase nas seguintes temáticas: Extensão, Formação e Desenvolvimento, Sistemas de Agricultura, Actividades Alternativas e Criação de Emprego em Áreas Rurais, Produtos Locais de Qualidade, Sistemas Alimentares Alternativos, Organizações e Agentes de Desenvolvimento Local, Qualificação de Organizações do Terceiro Sector.

Exerceu diversas funções de gestão universitária, nomeadamente: Coordenador do Departamento de Economia, Sociologia e Gestão; responsável do Centro de Recursos de Ensino e Aprendizagem; vogal da Comissão Coordenadora do Centro Integrado de Formação de Professores; Pró-Reitor para a Documentação e Extensão; Presidente da Área Científica das Ciências Humanas e Sociais; membro da Comissão Permanente do Conselho Científico; membro da Assembleia e do Senado Universitários; e Vice-Presidente do Conselho Científico da Escola de Ciências Humanas e Sociais.

É autor ou co-autor de mais de uma centena de publicações. Integra o Conselho Editorial de várias revistas científicas internacionais, entre as quais o Spanish Journal of Rural Development, Perspectivas Rurales, Fluxos, Journal of Agricultural Education and Extension, Journal of Extension Systems e International Journal of Agricultural Extension and Development.

É membro da Comissão Executiva do Grupo de Investigação Europeu de Sistemas Alimentares Localizados. Foi Presidente da Direcção do Círculo Cultural Miguel Torga e membro da Direcção da Associação Portuguesa para o Desenvolvimento Local, Conselho Consultivo da Associação Portuguesa de Economia Agrária e Direcção da Sociedade Portuguesa de Estudos Rurais. Foi Presidente do Conselho de Administração da Fundação Museu do Douro, sendo atualmente membro do seu Conselho Consultivo, em representação da UTAD.