PRÓ-REITOR PARA A ÁREA DO PATRIMÓNIO E SUSTENTABILIDADE

Foto: Amadeu Duarte da Silva Borges

Professor Auxiliar do Departamento de Engenharias da Escola de Ciências e Tecnologia.

Natural de Peso da Régua, nascido em 1971. Licenciado em Engenharia Mecânica pela Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro. Mestre em Engenharia Mecânica pela Universidade do Minho. Doutor em Ciências de Engenharia pela Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro.

♦ UTAD | Docente de diversas unidades curriculares dos cursos de Licenciatura e Mestrado em Engenharia Mecânica, Engenharia de Energias, Bioengenharia, Engenharia Civil e Engenharia Ambiental. Orientou diversos trabalhos de projeto (pré-Bolonha) e teses de mestrado de alunos dos Mestrados em Engenharia Mecânica, Engenharia Eletrotécnica, Engenharia Ambiental e Engenharia Civil.

Diretor dos cursos de Licenciatura e Mestrado em Engenharia Mecânica desde 2009. Foi vice-coordenador, entre 2007 e 2009, da licenciatura em Engenharia de Energias e do Mestrado em Gestão de Energia.
Integrou, enquanto Diretor de curso, os grupos de trabalho e para a receção e acompanhamento da Comissão de Avaliação da Ordem dos Engenheiros para atribuição do selo EUR-ACE ao Mestrado em Engenharia Mecânica (2011).
É Focal Point da UTAD na plataforma Europeia de Universidades envolvidas em I&D na área da Energia e das Tecnologias Energéticas – “European Energy Research Alliance” (EERA).
Desde 2013 que é o Gestor Local de Energia e Carbono da UTAD.

♦ I&D | Integrou 5 projetos financiados de I&D na área das fontes de energia renovável, nomeadamente no aproveitamento energético de recursos de biomassa e produção de biogás e integrou diversos projetos como consultor e responsável pelo setor das energias renováveis e da eficiência energética. Responsável pelo Estudo de Caracterização da Iluminação Pública do Eixo Urbano do Douro, promovido pela Douro Alliance.
Em colaboração com a Agência de Energia AMVDN, integrou a equipe de preparação da candidatura e respetivo plano de ação no domínio da “Promoção e Desenvolvimento da Rede Territorial de Agências de Energia”, para a criação da “Agência Regional de Energia do Douro – AREDOURO. Foi ainda responsável pela Caracterização do potencial energético da Região de Trás-os-Montes no âmbito da Rede de Promoção e Eficiência no Consumo de Energia Elétrica (RePECEE).