PRÓ-REITOR PARA A ÁREA DOS PROJETOS ESTRUTURANTES

Photo: Alberto Moreira Baptista

Investigador Auxiliar no Departamento de Economia, Sociologia e Gestão da UTAD.

Nasceu na Maia, a 18 Março de 1959. É casado e tem quatro filhos. Licenciado em Engenharia Zootécnica pela UTAD em 1985.
Mestre em Desenvolvimento Rural pelo Instituto Agronómico Mediterrânico de Montpellier (França), Doutor em Sociologia Rural pela UTAD em 2000. É Investigador Auxiliar de nomeação por tempo indeterminado da UTAD desde Julho de 2000.

Exerceu diversas funções de gestão universitária na UTAD, nomeadamente: Vice-Director do Departamento de Economia, Sociologia e Gestão entre 2002-2007; membro do Senado Universitário entre 2004-2006; Director Adjunto do CETRAD entre 2008 e 2013, membro do Conselho Geral da UTAD entre 2009 e 2012.

Contribuiu de forma activa no planeamento, organização e animação de algumas dezenas de Congressos, Seminários, Encontros, Palestras e Acções de Formação, no país e no estrangeiro.

Entre 1984 e 2011 participou em 21 projectos de investigação, nacionais e internacionais, coordenando vários destes. Em 2012 participava em 6 projectos de investigação, sendo dois deles internacionais. As temáticas mais frequentes da produção científica e tecnológica são: desenvolvimento rural e regional, desenvolvimento de políticas agrícolas, investigação sobre agro-industrias, sistemas de agricultura e produção sustententável, produtos locais de qualidade, sistemas agroalimentares alternativos, inovação, empreendedorismo e criação de emprego em meio rural, avaliação de formação e de programas de desenvolvimento, sistemas de extensão e transferência de conhecimento, sistemas organizacionais e agentes de desenvolvimento local, qualificação de organizações do 3º sector.

É autor ou co-autor de mais de uma centena de publicações, entre artigos publicados em revistas especializadas, trabalhos em actas de congressos, capítulos e livros publicados, elevado número de estudos técnico-científicos e trabalhos de divulgação. Nas suas actividades profissionais interagiu com 98 colaboradores em co-autorias de trabalhos científicos.

Integra o Conselho Editorial das revistas científicas internacionais Spanish Journal of Rural Development e Journal of Agricultural Education and Extension e é revisor em três jornais científicos (JSBE, SJRD, JAEE).

Foi membro da Comissão Científica do Centro de Estudos Euro-Regionais Galiza Norte de Portugal (CEER) entre 2007-2012. Actualmente é membro da Comissão Executiva do Grupo de Investigação Europeu de Sistemas Alimentares Localizados (ERG-SYAL) e da Direcção da Associação Portuguesa de Economia Agrária (APDEA). Representa a UTAD no Programa Rede Rural Nacional desde 2010.