Praxe é opção! Tu decides.

A UTAD é um espaço de aprendizagem, de saberes pluridisciplinares, marcado por uma relação próxima entre estudantes, docentes e trabalhadores. Apostamos na integração dos novos estudantes, baseada em valores de cidadania, condenando práticas abusivas erradamente designadas por praxe.

Sabias que tens a liberdade para escolher se queres participar ou não na praxe?

A opção de não participar na praxe é tua.

Caso optes por te desvincular da praxe, pode utilizar o traje dos estudantes “é de acesso universal, não podendo ser denegado em qualquer circunstância”, direito contemplado nº 4 do artigo 12.º dos Estatutos da UTAD, que podes consultar.

Caso tenhas optado por colaborar na praxe, mas queiras denunciar algum ato ou prática que consideres abusiva, a UTAD dispõe de mecanismos de denúncia:

  • Podes recorrer ao Provedor do Estudante para expor o que te preocupa. Procura-o no Gabinete da Provedoria, sala 2.33 no 2º piso do Edifício da Reitoria ou através do endereço eletrónico do provedor.
     
  • Igualmente, tens à disposição as seguintes linhas de apoio:
     
         259 350 114 | 259 350 116 | 93 518 22 61 

A UTAD tem um Regulamento Disciplinar dos Estudantes, aplicável à prática de atos de violência, de coação física ou psicológica sobre outros estudantes, designadamente em praxes académicas, que podes consultar.

Caso queiras saber mais sobre a Praxe no nosso país, consulta o estudo “A PRAXE COMO FENÓMENO SOCIAL”.

Também o Exarp é um movimento que destaca as iniciativas de integração de novos estudantes nas instituições de ensino superior. São centenas de ideias, muitas delas desenvolvidas pelos próprios estudantes.

A UTAD dispõe de um projeto de integração dos novos estudantes com o objetivo de promover a integração e o sucesso académico dos estudantes, facilitando a transição do Ensino Secundário para o Ensino Superior, bem como ao longo do teu percurso nesta academia, é o programa tutoria. Na tua Escola tens apoio à integração académica, que disponibiliza informação sobre todos os aspetos funcionais e curriculares da tua vida académica.

Também, o Centro de Ciência Viva tem uma página dedicada ao acolhimento dos estudantes do ensino superior.