Praxe (Despacho RT-72/2020 de 23 setembro)
Plano de Contingência Interno para a COVID-19 – Procedimentos específicos de organização do trabalho (Despacho RT-67/2020 de 07 setembro)
Plano de Contingência Interno para a COVIO-19 (2.ª versão) (Despacho RT-59/2020 de 31 julho)
Ano Letivo 2020-20121 (Despacho RT-58/2020 de 30 julho)
Plano de ação de levantamento progressivo das medidas de contenção motivadas pela pandemia COVID-19 da UTAD (Despacho RT-36/2020 de 22 maio)
Comissão de Gestão do Plano de Contingência Interno COVID-19 (Despacho RT-33/2020 de 14 maio)
Comunicado à Academia – 2 de Maio | Informação geral sobre a reabertura gradual da universidade
Plano para levantamento progressivo das medidas de contenção motivadas pela pandemia COVID-19 | Princípios Orientadores
Extensão do prazo de pagamento de propinas – Ano letivo 2019/2020 – abril, maio, junho e julho (Despacho RT-22/2020 de 24 abril)
Fundo de Especial de Emergência Financeira “UTAD+CONTIGO”: COVID-19 (Despacho RT-21/2020 de 23 abril)
Programa Especial de Apoio aos Estudantes no Ensino à Distância “UTAD+CONTIGO: Todos Ligados” (Despacho RT-20/2020 de 23 abril)
Comunicado do Reitor à Academia (21 abril)
Medidas excecionais e temporárias no âmbito das reuniões dos órgãos colegiais e de prestação de provas públicas (Despacho RT-16/2020 de 27 março)
Normas regulamentares transitórias e de exceção para aplicação em matéria de ensino-aprendizagem (Despacho RT-15/2020 de 27 março)
Medidas adicionais de organização de trabalho e funcionamento no âmbito do Plano de Contingência do COVID-19 (Despacho RT-14/2020 de 15 março)
Suspensão da atividade letiva presencial (Despacho RT-12/2020 de 11 março)
Decisões e recomendações (Despacho RT-11/2020 de 7 março)
Orientações (Nota Interna RT-02/2020 de 4 março)
Normas internas (Nota Interna RT-01/2020 de 28 fevereiro)
Plano de Contingência Interno para a COVID-19 – Procedimentos específicos de organização do trabalho (Despacho RT-67/2020 de 07 setembro)
Plano de Contingência Interno para a COVIO-19 (2.ª versão) (Despacho RT-59/2020 de 31 julho)
Ano Letivo 2020-20121 (Despacho RT-58/2020 de 30 julho)
Plano de ação de levantamento progressivo das medidas de contenção motivadas pela pandemia COVID-19 da UTAD (Despacho RT-36/2020 de 22 maio)
Comissão de Gestão do Plano de Contingência Interno COVID-19 (Despacho RT-33/2020 de 14 maio)
Comunicado à Academia – 2 de Maio | Informação geral sobre a reabertura gradual da universidade
Plano para levantamento progressivo das medidas de contenção motivadas pela pandemia COVID-19 | Princípios Orientadores
Extensão do prazo de pagamento de propinas – Ano letivo 2019/2020 – abril, maio, junho e julho (Despacho RT-22/2020 de 24 abril)
Fundo de Especial de Emergência Financeira “UTAD+CONTIGO”: COVID-19 (Despacho RT-21/2020 de 23 abril)
Programa Especial de Apoio aos Estudantes no Ensino à Distância “UTAD+CONTIGO: Todos Ligados” (Despacho RT-20/2020 de 23 abril)
Comunicado do Reitor à Academia (21 abril)
Medidas excecionais e temporárias no âmbito das reuniões dos órgãos colegiais e de prestação de provas públicas (Despacho RT-16/2020 de 27 março)
Normas regulamentares transitórias e de exceção para aplicação em matéria de ensino-aprendizagem (Despacho RT-15/2020 de 27 março)
Medidas adicionais de organização de trabalho e funcionamento no âmbito do Plano de Contingência do COVID-19 (Despacho RT-14/2020 de 15 março)
Suspensão da atividade letiva presencial (Despacho RT-12/2020 de 11 março)
Decisões e recomendações (Despacho RT-11/2020 de 7 março)
Orientações (Nota Interna RT-02/2020 de 4 março)
Normas internas (Nota Interna RT-01/2020 de 28 fevereiro)
Universidade <-> COVID 19 <-> Eu
Monitorizar diariamente sinais e sintomas através da medição da temperatura de manhã e à noite;
Estar atento a sinais e sintomas compatíveis com a COVID 19, como por exemplo tosse, febre (≥38ºC), dificuldade respiratória, dores de cabeça, perda de olfato, perda de sabor, manchas na pele, cansaço, vómitos e diarreia, entre outros.
Não posso ir à Universidade. Se coabitar com outras pessoas, estas também não podem ir à Universidade;
Devo contactar a linha SNS 24 (800 24 24 24) e atuar de acordo com as informações fornecidas pelos profissionais de saúde;
Informar a Universidade pela extensão telefónica 4199 (ou 259 350 199) ou pelo email covid19@utad.pt.
Se o tipo de contacto for considerado de alto risco pelas autoridades de Saúde, não poderei ir à Universidade até ter autorização para tal e devo proceder de acordo com as indicações recebidas;
Se o tipo de contacto for considerado de baixo risco poderei ir à Universidade enquanto me manter assintomático, mas devo manter uma vigilância ativa dos sintomas durante 14 dias a partir da data de exposição a esse caso, se confirmado.
Coabitação com caso confirmado de COVID-19;
Exposição associada a cuidados de saúde, incluindo:
Contato físico direto (aperto de mão) com caso confirmado de COVID-19 ou contato com secreções contaminadas com SARS-CoV-2;
Contacto em proximidade (frente a frente) ou em ambiente fechado com caso confirmado de COVID-19 (ex: gabinete, sala de aulas, sala de reuniões, sala de espera), a uma distância até 2 metros durante mais de 15 minutos;
Viagem com caso confirmado de COVID-19.
Contato esporádico (em movimento/circulação) com caso confirmado de COVID-19;
Contato frente a frente a uma distância até 2 metros E durante menos de 15 minutos;
Contato em ambiente fechado com caso confirmado de COVID-19, a uma distância superior a 2 metros OU durante menos de 15 minutos;
Contacto protegido, ou seja, com utilização correta de máscara, ainda que em ambiente fechado, independentemente da sua duração.
Apenas quando tiver aulas presenciais e outros agendamentos imprescindíveis;
Para acesso a Unidades Alimentares;
Para acesso a Residências;
Para acesso a Consultas.
Usar sempre máscara;
respeitar a etiqueta respiratória;
Evitar tocar nos olhos, nariz e boca;
Lavar frequentemente as mãos com água e sabonete líquido durante pelo menos 20 segundos;
Reforçar a lavagem das mãos:
Procurar sempre, trazer comigo uma solução antissética de base alcoólica.
Acautelar o distanciamento físico relativamente a outras pessoas de acordo com os cartazes que a Universidade tem afixados;
Evitar permanecer em locais muito frequentados e fechados;
Evitar cumprimentos e manifestações efusivas de afetividade com contacto físico.
Se estiver em aula, deverei informar o respetivo professor e ir para a sala de isolamento mais próxima;
Se estiver em outro contexto, ir para a sala de isolamento mais próxima;
Em ambos os casos devo:
Informar o Presidente de Escola para que sejam iniciadas as diligências necessárias face a colegas e docentes com que contactei e para que as faltas às aulas presenciais sejam relevadas;
Prestar informação à Universidade através do e-mail covid19@utad.pt
Ir diretamente para o edifício pretendido;
Desinfetar as mãos à entrada;
Cumprir os circuitos de circulação estabelecidos (entradas, saídas e circulação pela direita, entre outros);
Manter as distâncias de segurança;
Se não existirem condicionalismos não utilizar os elevadores.
Entrar segundo a disciplina indicada pelo professor;
Sentar-me apenas nos lugares assinalados como permitido;
Não ocupar e fazer por não tocar em espaços adjacentes;
Evitar deslocar-me do meu lugar;
Manter a máscara bem colocada (cobrindo o nariz e a boca);
Respeitar a Etiqueta Respiratória.
Sair segundo a disciplina indicada pelo professor;
Lavar e/ou desinfetar as mãos;
Seguir os circuitos definidos para chegar ao destino mantendo o distanciamento físico recomendado.
Atendimento por docentes apenas por agendamento e mantendo uma distância de segurança entre 1 a 2 m;
No acesso a qualquer outro tipo de serviços cumprir com as regras estabelecidas;
No exterior dos edifícios evitar aglomerados superiores a 4 pessoas mantendo distâncias de segurança de pelo menos 1 m;
Evitar permanecer nas paragens de autocarro e não propiciar esperadas demoradas e comuns com mais de 2 pessoas.
Devo informar o presidente de escola;
Informar a Universidade pela extensão telefónica 4199 (ou 259 350 199) ou pelo email covid19@utad.pt.
Face do contexto de pandemia provocado pela COVID 19, a todos compete agir com maturidade e responsabilidade para uma eficaz prevenção e contenção da doença.
Posso frequentar a Universidade enquanto me mantiver assintomático, mas devo manter uma vigilância ativa dos sintomas durante 14 dias a partir da data da exposição e esse caso, se confirmado;
NOTA:
Alto risco de exposição
- Prestação direta de cuidados a caso confirmado de COVID-19 (sem uso de EPI);
- Contacto desprotegido em ambiente laboratorial com amostras de SARS-CoV-2.
A Autoridade de Saúde pode considerar como contacto próximo, outras pessoas não definidas nos pontos anteriores (avaliado caso a caso).
Baixo risco de exposição (contacto casual)
Colocar a máscara e cumprir as regras publicitadas.
- Após o contacto com alimentos;
- Após o uso das instalações sanitárias;
- Após o contacto com superfícies em locais públicos (maçanetas das portas, corrimão, botões de elevador, transportes públicos entre muitos outros).
- contactar a linha SNS 24 (800 24 24 24) e atuar de acordo com as informações fornecidas pelos profissionais de saúde;
- Informar a Universidade pela extensão telefónica 4199 (ou 259 350 199) ou pelo email covid19@utad.pt.
Dirigir-me à máquina de vending mais próxima que possui máscaras e desinfetante à venda.
O uso da máscara é obrigatório em todo o Campus dentro e fora dos edifícios, mas pode ser retirada temporariamente apenas para o consumo de alimentos.
Procurar caixotes do lixo com sinalética para o efeito.
Listagem de contactos:
Centro de Contacto do Serviço Nacional de Saúde
• SNS 24 – 800 24 24 24
Presidentes de Escola:
sec.esenf@utad.pt
presidencia-ect@utad.pt
sececva@utad.pt
pecav@utad.pt
presidencia.echs@utad.pt
Universidade
• Extensão telefónica 4199 (ou 259 350 199)
• email covid19@utad.pt