PRORROGAÇÃO DO PRAZO PARA RENOVAÇÃO DE INSCRIÇÃO
O prazo para renovação de inscrição para os estudantes dos cursos de licenciatura, mestrado, mestrado integrado e cursos técnicos superiores profissionais, para o ano letivo de 2021/2022, é prorrogado até 27 de setembro de 2021.

O prazo para renovação de inscrição para o ano letivo de 2021/2022 para os estudantes que frequentaram os cursos de licenciatura, de mestrado integrado, de mestrado e dos cursos técnicos superiores profissionais no ano letivo de 2020/2021 decorre entre os dias 16 e 21 de setembro de 2021 (por razões de ordem técnica o período para renovação decorre entre os dias 17 e 22 de setembro de 2021)

A renovação é obrigatoriamente feita online através do endereço https://www.campus.utad.pt/inscricoes no período acima indicado.
A renovação de inscrição nos Serviços Académicos é condição obrigatória para validação da inscrição nas unidades curriculares para o ano letivo de 2021/2022.

No ato de renovação da inscrição, o estudante deve inscrever-se nas unidades curriculares de 1.º e de 2.º semestres até limite máximo de 78 ECTS/ano e 42 ECTS/semestre, devendo ser seguida a ordem de precedências, conforme previsto no Regulamento Pedagógico da UTAD.

A renovação da inscrição deve ser feita na data acima indicada, ainda que o estudante pretenda inscrever-se apenas ao 2.º semestre e terá obrigatoriamente de se inscrever nas unidades curriculares que tem em atraso, dando-lhes preferência em relação às unidades curriculares do ano mais avançado em que se inscreve.

As alterações de inscrição nas unidades curriculares de 1.º e 2.º semestre só poderão ser realizadas nas datas que venham a ser fixadas para cada um dos semestres por despacho do Reitor ou de quem tenha poderes delegados para o efeito, sob pena de indeferimento, ou, em caso excecionais ficar sujeita a pagamento de taxa suplementar por ato praticado fora de prazo.

O estudante que se inscreva até 30 ECTS não fica dispensado de solicitar a atribuição de tempo parcial para efeitos de redução do valor de propinas, caso pretenda usufruir desta prerrogativa. A atribuição de tempo parcial deve ser solicitada até 15 de novembro de 2021.

Na sequência do processo de validação das inscrições dos estudantes, poderá haver lugar à alteração obrigatória das mesmas, por força do cumprimento do Regulamento Pedagógico. Este procedimento é efetuado pelos Serviços Académicos.

A renovação da inscrição implica o preenchimento prévio dos seguintes requisitos:

– Ter estado matriculado/inscrito no ano letivo de 2020/2021;
– Não ter quaisquer dívidas à UTAD (propinas, prestações de propinas vencidas à data de renovação decorrentes de assinatura de confissões de divida, taxas ou outros emolumentos).

No caso de ter realizado com sucesso alguma unidade curricular e na plataforma de renovação de inscrição, a mesma figurar como não realizada, deve inscrever-se nessa mesma unidade curricular para o ano letivo de 2021/2022. Posteriormente, em data a publicitar oportunamente na página da internet dos Serviços Académicos, será fixado um prazo para ajuste de inscrições (este procedimento será feito presencialmente no Balcão Espaço Estudante).

A renovação de inscrição implica o pagamento do valor de propinas do ano letivo de 2021/2022, taxas e outros emolumentos associados, independentemente da frequência ou não às aulas.

Se optar por pagar, no ato de renovação, apenas a taxa de matricula, seguro escolar e a 1ª prestação de propinas, deve consultar no SIDE, mensalmente, as referências multibanco, para pagamento das restantes prestações, a partir do inicio do ano letivo – calendário letivo disponível em https://www.utad.pt/sa/inicio/calendario-escolar-ano-letivo-2021-2022/

A renovação da inscrição, após o término do prazo, supra identificado, implica a deslocação do estudante ao Balcão Espaço Estudante e o pagamento de taxa suplementar por prática de ato fora de prazo, em conformidade com os valores em vigor por força da aplicação da Tabela de Emolumentos da UTAD.

A anulação da matrícula só é possível nos termos do disposto no Regulamento de Propinas da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, que pode ser consultado em “Normas Regulamentares“. Para anulação da matrícula deve utilizar impresso próprio, e submeter o pedido na plataforma online “submissão de processos académicos”.

O facto de não frequentar o curso ou dele desistir, sem que formalize por escrito o pedido de anulação de matrícula/inscrição, não lhe confere o direito à restituição de eventuais importâncias pagas, nem à anulação da divida de propinas.

ESCLARECIMENTOS
Para esclarecimento de qualquer dúvida poderá enviar um e-mail para o seguinte endereço de correio eletrónico: eestudante@utad.pt

Reitoria da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, 1 de setembro de 2021.

O Vice-Reitor para a Educação

Jorge Ventura