As candidaturas para ingresso nos cursos de 2.º Ciclo/Mestrado e 3.º Ciclo/Doutoramento da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro iniciam-se com a 1ª fase que decorre entre os dias 09 de fevereiro e 22 de março de 2024.
As candidaturas são feitas exclusivamente online e destinam-se a todos os interessados em ingressar num curso de mestrado ou/e doutoramento da UTAD para frequência no ano letivo de 2024/2025, independentemente da nacionalidade dos candidatos (incluindo os estudantes internacionais).
Podem candidatar-se a curso (s) de 2.º ciclo (mestrado)
a) Titulares do grau de licenciado ou equivalente legal;
b) Titulares de um grau académico superior estrangeiro, conferido na sequência de um 1.º ciclo de estudos organizado de acordo com os princípios do Processo de Bolonha por um Estado aderente ao Processo;
c) Titulares de um grau académico superior estrangeiro que seja reconhecido como satisfazendo os objetivos do grau de licenciado pelo Conselho Científico ou Técnico-Científico da unidade orgânica de ensino;
d) Detentores de um currículo escolar, científico ou profissional, que seja reconhecido como atestando capacidade para a realização do ciclo de estudo pelo Conselho Científico ou Técnico-Científico da unidade orgânica de ensino;
e) Na 1ª fase podem candidatar-se, condicionalmente, os finalistas das licenciaturas com fundadas expetativas de obter o grau de Licenciado até ao último dia das matrículas estabelecido para estes candidatos na 1ª fase (15/07/2024). Na 2ª fase podem candidatar-se, condicionalmente, os finalistas das licenciaturas com fundadas expetativas de obter o grau de Licenciado até ao último dia das matrículas estabelecido para esta fase (09/09/2024).
Podem candidatar-se a curso (s) de 3.º ciclo (doutoramento)
a) Os titulares do grau de mestre ou equivalente legal;
b) Os titulares de grau de licenciado, detentores de um currículo escolar ou científico especialmente relevante que seja reconhecido como atestando capacidade para a realização deste ciclo de estudos pelo Conselho Científico da unidade orgânica de ensino;
c) Os detentores de um currículo escolar, científico ou profissional, que seja reconhecido como atestando capacidade para a realização deste ciclo de estudos pelo Conselho Científico da unidade orgânica de ensino;
d) Titulares de um grau académico superior estrangeiro que seja reconhecido como satisfazendo os objetivos do grau de mestre pelo Conselho Científico da unidade orgânica de ensino;
e) Na 1ª fase podem candidatar-se, condicionalmente, os finalistas dos mestrados com fundadas expetativas de obter o grau de Mestre até ao último dia das matrículas estabelecido para estes candidatos na 1ª fase (15/07/2024). Na 2ª fase podem candidatar-se, condicionalmente, os finalistas dos mestrados com fundadas expetativas de obter o grau de Mestre até ao último dia das matrículas estabelecido para esta fase (09/09/2024).
A admissão a determinados cursos poderá estar sujeita à satisfação, pelos candidatos, de condições específicas, pelo que, deverá ser consultada na página da Internet da UTAD (https://www.utad.pt/estudar/) a informação relativa a cada curso.
Pela apresentação da candidatura é devido o pagamento da taxa de candidatura no valor de 20,00 €. A apresentação de candidaturas a vários cursos implica o pagamento de uma quantia igual a n x 20,00 € onde n é o número de cursos a que se candidata.
A reclamação do processo de seriação está sujeita ao pagamento de uma taxa no valor de 30,00 €, valor apenas reembolsável na condição do candidato passar à situação de colocado.
Pagamento da taxa de candidatura:
Processa-se através dos meios/modalidades a disponibilizar no módulo de candidaturas online, após a submissão da candidatura.
Notas:
1. As candidaturas deverão ser pagas até ao final do prazo de candidatura, relativamente à fase a que dizem respeito.
2. Candidaturas não pagas até à data limite serão liminarmente indeferidas.
3. A taxa de candidatura não é reembolsável a qualquer título.
A candidatura é apresentada de forma exclusiva na plataforma online disponível na página da Internet dos Serviços Académicos e deve ser instruída com os seguintes documentos (o upload dos documentos é obrigatório), de acordo com a situação do candidato:
3.1. Candidatos que concorrem como DIPLOMADOS
a) Documento de identificação (obrigatório):
i. No caso de candidatos de nacionalidade portuguesa: Bilhete de Identidade ou Cartão de Cidadão;
ii. No caso candidatos de nacionalidade de outro país da União Europeia: Documento de identificação nacional ou passaporte;
iii. No caso de candidatos de nacionalidade não pertencente à União Europeia: Passaporte ou autorização de residência em Portugal.
b) Cartão de identificação/contribuinte fiscal;
c) Certidão de conclusão de grau ou do Diploma, com indicação da média final (obrigatório);
d) Certificado discriminativo das unidades curriculares realizadas, respetivas classificações e ECTS;
e) No caso de candidatos com habilitações estrangeiras, além do documento indicado na alínea c), o candidato deverá submeter uma declaração oficial, emitida pela Instituição de Ensino Superior onde concluiu o grau académico, da qual conste a classificação final desse grau académico, bem como a respetiva escala utilizada. Caso esta declaração não seja apresentada, será considerada a classificação mínima de aprovação na escala portuguesa (10 valores). O mesmo se aplica a outros quaisquer certificados de habilitações ou diplomas submetidos na candidatura;
f) Os candidatos detentores de mestrado integrado deverão apresentar a certidão de conclusão da licenciatura (1.º ciclo de estudos). Nos casos em que apresente somente a certidão de conclusão do mestrado integrado e a classificação final da licenciatura se revele essencial para a seriação dos candidatos, poderá ser atribuída a classificação mínima de aprovação na escala portuguesa (10 valores) na licenciatura;
g) Curriculum Vitae (académico, científico e profissional);
h) Outros elementos que o candidato entenda serem úteis para apreciação da candidatura;
i) Outros elementos que a Comissão de Curso possa vir a solicitar.
3.2. Candidatos que concorrem como “FINALISTAS” em 2023/2024
a) Documento de identificação (obrigatório):
i. No caso de candidatos de nacionalidade portuguesa: Bilhete de Identidade ou Cartão de Cidadão;
ii. No caso candidatos de nacionalidade de outro país da União Europeia: Documento de identificação nacional ou passaporte;
iii. No caso de candidatos de nacionalidade não pertencente à União Europeia: Passaporte ou autorização de residência em Portugal.
b) Cartão de identificação/contribuinte fiscal;
c) Certidão atualizada, emitida pelos Serviços Académicos da Instituição de Ensino Superior que frequenta, indicando o curso e o ano curricular em que está inscrito em 2023/2024 (obrigatório);
d) Declaração ou Certidão atualizadas, emitida pelos Serviços Académicos da Instituição de Ensino Superior que frequenta, onde conste o curso em que está inscrito em 2023/2024 e a respetiva média atual. No caso de se tratar de habilitação estrangeira, esta declaração deverá igualmente indicar a escala de classificação utilizada (exemplo: de 0 a 100; de 0 a 10, etc.);
Os estudantes de estabelecimentos de Ensino Superior nacionais poderão, em alternativa, apresentar Certificado discriminativo das unidades curriculares realizadas, respetivas classificações e ECTS;
Caso nenhum dos documentos que cumprem esta alínea sejam apresentados, será considerada a classificação mínima da escala nacional (10 valores).
e) Curriculum Vitae (académico, científico e profissional);
f) Outros elementos que o candidato entenda serem úteis para apreciação da candidatura;
g) Outros elementos que a Comissão de Curso possa vir a solicitar.
Notas:
1. Em alternativa, e apenas para os candidatos com habilitações académicas obtidas na UTAD, os documentos indicados na alínea d) do ponto 3.1 (Diplomados), e nas alíneas c) e d) do ponto 3.2 (Finalistas), podem ser substituídos por documento respeitante à situação do aluno, devidamente identificado e onde conste a data da sua criação, procedendo ao seu upload na candidatura.
2. Caso seja apresentada certidão digital para verificação/validação online, o candidato deve submeter os dados necessários para que os Serviços possam proceder a essa verificação/validação.
3. Não serão aceites certificados que indiquem finalidades específicas (por exemplo: para efeitos da ADSE, IRS, bolsas de estudos, etc.).
4. Não serão aceites suplementos ao Diploma, por si só, que não venham acompanhados do respetivo certificado de conclusão ou diploma.
5. Os documentos que não estejam redigidos em português, inglês, francês ou espanhol devem ser acompanhados de tradução oficial para Português ou para Inglês.
6. A falta de apresentação dos documentos nos termos indicados, ou de dados obrigatórios, ou a apresentação de documentos ilegíveis, que impeçam a correta apreciação e a aplicação dos procedimentos de seleção e seriação, ou a sua apresentação fora de prazo, implica o indeferimento liminar da candidatura.
7. Pretendendo candidatar-se a mais do que um curso, deverá observar o mesmo procedimento para cada curso isoladamente, bem assim como pagar a respetiva taxa de candidatura por cada curso a que se candidata.
8. Os estudantes que estiveram matriculados no 1.º ciclo, independentemente de terem frequentado unidades curriculares do 2.º ciclo, terão de efetuar a candidatura ao curso de 2º ciclo caso mantenham interesse em ingressar no curso.
9. A instrução do processo de candidatura é da inteira responsabilidade do candidato.
4. Regras adicionais
4.1. Regras para candidatos “FINALISTAS” em 2023/2024
Só será permitida a matrícula/inscrição dos candidatos admitidos, após o envio para sautad@utad.pt, até às 12 h (hora local de receção) do último dia previsto para a “Realização de matrículas” da respetiva fase em que foi admitido, da digitalização do original do certificado de conclusão de licenciatura ou do original do diploma. No caso dos candidatos finalistas de habilitações estrangeiras, o documento deverá ser devidamente legalizado nos termos do ponto 4.2.
4.2. Regras para candidatos que sejam admitidos à matrícula/inscrição, titulares de documentos estrangeiros
a) Só será permitida a matrícula/inscrição após o envio para sautad@utad.pt, até às 12 h (hora local de receção) do último dia previsto para a “Realização de matrículas” da respetiva fase em que foi admitido, da digitalização dos originais dos documentos legalizados nos seguintes termos:
i. Originais de todos os diplomas/certificados estrangeiros com que se apresentaram a concurso, devidamente legalizados pelo agente consular português no País de origem do diploma/certificado ou legalizados pela Apostila de Haia;
ii. Os diplomas/certificados que não estejam redigidos em português, inglês, francês ou espanhol devem ser traduzidos para Português ou para Inglês, e a tradução deverá estar legalizada pelo agente consular português no País de origem do diploma/certificado ou legalizada pela Apostila de Haia, sendo esta situação cumulativa com a anterior.
b) Os Serviços Académicos poderão exigir a apresentação dos originais dos certificados, e da tradução dos mesmos, autenticados nos termos da alínea a).
c) A matrícula/inscrição que não tenha sido precedida do envio dos documentos/certificados nos termos da alínea a), e/ou a não apresentação dos originais no prazo indicado pelos Serviços Académicos, certificados nos termos da alínea b), implica a anulação da matrícula não isentando, no entanto, do pagamento das propinas devidas até à data da anulação.
4.3. Regras para candidatos a 2º Ciclos que confiram habilitação profissional para o desempenho da atividade docente
Adicionalmente às condições expressas nos pontos 4.1 e 4.2, é condição geral de ingresso (para que possa efetuar a matrícula) em cada uma das especialidades de qualquer ciclo de estudos conducente à obtenção do grau de mestre que confira habilitação profissional para a docência na Educação Pré-Escolar e nos Ensinos Básico e Secundário:
a) Titularidade dos créditos exigidos para cada domínio da habilitação (no ato de candidatura devem juntar prova documental da realização com sucesso dos créditos da especialidade exigidos para o mestrado que pretendem realizar, discriminando as respetivas classificações e créditos – ECTS);
b) Domínio oral e escrito da língua portuguesa (realização com sucesso da prova de língua portuguesa).
c) A condição expressa na alínea b) não exclui o acesso à seriação, ficando, porém, a matrícula condicionada à apresentação do certificado comprovativo de aprovação na prova de língua portuguesa até às 12 h do último dia do prazo definido para a matrícula dos candidatos finalistas (15/07/2024).
Aconselha-se a leitura do Decreto-lei n.º 79/2014, de 14 de maio, na sua redação atualizada, e o Regulamento n.º 817/2018, de 6 de dezembro, que pode ser consultado no seguinte link.
Os candidatos são admitidos no curso sob proposta da comissão de curso, após a deliberação favorável do Conselho Científico/Técnico-Científico da Escola, sendo o processo homologado pelo Presidente de Escola, de acordo com os seguintes critérios gerais:
a) Adequação e classificação da habilitação de acesso;
b) Currículo académico, científico e profissional;
c) Pode ser exigido aos candidatos a apresentação de carta de motivação e, ainda, de pelo menos uma carta de recomendação;
d) Os candidatos podem ser submetidos a provas de seleção por entrevista.
Os subcritérios e as respetivas ponderações são da competência de cada uma das Comissões de Curso e constarão das atas aprovadas pelo órgão.
Na análise das candidaturas, poderão as Comissões de Curso, caso o entendam, solicitar aos candidatos a comprovação de elementos referidos nos processos ou a entrega de outros documentos.
Nos cursos sinalizados na tabela (ponto 11), a admissão de candidatos estrangeiros com nacionalidade extracomunitária (não pertencentes à União Europeia) está limitada, a um número específico de vagas, que corresponde no máximo ao número indicado na 2ª coluna da 1ª Fase.
Para que a candidatura seja validada e possa seguir para análise da Comissão de Curso, o candidato deverá efetuar o pagamento da taxa de candidatura (20,00 € por cada curso a que concorre) e submeter corretamente todos os documentos solicitados.
Os resultados das seriações são publicitados na página da Internet dos Serviços Académicos da UTAD.
Os candidatos “Finalistas” colocados, ou em posição de não colocados que venham a ser colocados, na 1ª fase, que não realizem a matrícula no prazo estabelecido para o efeito (15/07/2024), conforme calendário publicado e transcrito abaixo, designadamente por não possuírem o certificado de conclusão de grau, terão, se assim o desejarem, que aceder à plataforma de candidaturas para proceder à transferência da sua candidatura para a 2ª fase, sem exigência de pagamento de nova taxa de candidatura.
Os candidatos “Diplomados” colocados, ou em posição de não colocados que venham a ser colocados, na 1ª fase, que não realizem a matrícula no prazo estabelecido para o efeito (24/05/2024), conforme calendário publicado e transcrito abaixo, terão de realizar, caso pretendam, nova candidatura na 2ª fase, pagando a respetiva taxa de candidatura.
Os candidatos “Diplomados” e/ou “Finalistas” admitidos na 1ª fase a um 2º Ciclo que confira habilitação profissional para o desempenho da atividade docente que não apresentem o documento/certificado comprovativo de aprovação na prova de língua portuguesa, nos termos expressos na alínea c) do ponto 4.3, terão, se assim o desejarem, que aceder à plataforma de candidaturas para proceder à transferência da sua candidatura para a 2ª fase, sem exigência de pagamento de nova taxa de candidatura.
Os candidatos com a candidatura “Não admitida”, caso pretendam, deverão realizar nova candidatura na 2ª fase, pagando a respetiva taxa de candidatura.
Os valores das propinas a aplicar no ano letivo de 2024/2025 foram fixados pelo Conselho Geral da UTAD, podendo ser consultados aqui.
A propina vence-se no ato de matrícula/inscrição, aplicando-se as seguintes condições consoante a origem dos candidatos:
a) Para candidatos nacionais, naturais de países da União Europeia e estrangeiros pertencentes à Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP), pode ser paga de acordo com uma das seguintes modalidades:
i. Pagamento numa prestação única no ato de matrícula/inscrição;
ii. Pagamento em 10 (dez) prestações de valor igual, a primeira no ato de matrícula/inscrição e as restantes entre os meses de outubro e junho;
b) Para os candidatos estrangeiros naturais de países não pertencentes à União Europeia, nem à CPLP, é obrigatório o pagamento numa prestação única correspondente ao valor total da propina anual.
No ato da matrícula, e dentro do prazo que for concedido, é obrigatório o pagamento da taxa de inscrição, do seguro escolar e do valor da propina correspondente à 1ª prestação, ou à sua totalidade, consoante for a sua opção e ou a sua condição de nacionalidade, de acordo com o indicado nas alíneas a) e b). Só cumpridas essas condições podem ser considerados, para os devidos efeitos, alunos efetivos com matrícula ativa.
O calendário escolar é o definido para o ano letivo de 2024/2025, em conformidade com o calendário aprovado por despacho do reitor e divulgado na página da internet dos Serviços Académicos.
1.ª Fase de candidaturas | |||
---|---|---|---|
Afixação de vagas | 05/02/2024 | ||
Candidaturas | 09/02/2024 | 22/03/2024 | |
Verificação dos processos pelos SA | 25/03/2024 | 05/04/2024 | |
Seriação | 08/04/2024 | 24/04/2024 | |
Afixação resultados proviórios | 30/04/2024 | ||
Reclamação resultados seriação | 02/05/2024 | 03/05/2024 | |
Afixação resultados definitivos | 13/05/2024 | ||
Matrículas* | 14/05/2024 | Diplomados: 24/05/2024 | Finalistas: 15/07/2024 |
Eventual admissão de não colocados | - | - |
* Exclusivamente para os candidatos Finalistas, isto é, que frequentam o último ano curricular, não possuindo ainda à data da candidatura o certificado final de conclusão do curso, o prazo para a matrícula da 1ª Fase é alargado até 15/07/2024.
Para os candidatos Diplomados, isto é, possuidores do certificado final de conclusão do curso, a matrícula da 1ª Fase termina, obrigatoriamente, a 24/05/2024.
2.ª Fase de candidaturas | |||
---|---|---|---|
Afixação de vagas | ** | ||
Candidaturas | 04/06/2024 | 16/07/2024 | |
Verificação dos processos pelos SA | 17/07/2024 | 19/07/2024 | |
Seriação | 22/07/2024 | 30/07/2024 | |
Afixação resultados proviórios | 07/08/2024 | ||
Reclamação resultados seriação | 08/08/2024 | 16/08/2024 | |
Afixação resultados definitivos | 04/09/2024 | ||
Matrículas | 05/09/2024 | 09/09/2024 | |
Eventual admissão de não colocados | 10/09/2024 | 12/09/2024 |
** Vagas sobrantes da 1ª fase.
3.ª Fase de candidaturas*** | |||
---|---|---|---|
Afixação de vagas | 16/09/2024 | ||
Candidaturas | 17/09/2024 | 25/09/2024 | |
Verificação dos processos pelos SA | 26/09/2024 | 27/09/2024 | |
Seriação | 30/09/2024 | 04/10/2024 | |
Afixação resultados proviórios | 07/10/2024 | ||
Reclamação resultados seriação | 08/10/2024 | 09/10/2024 | |
Afixação do resultado sobre as reclamações | 14/10/2024 | ||
Matrículas para reclamações deferidas | 15/10/2024 | 16/10/2024 | |
Eventual admissão de não colocados | 17/10/2024 | 18/10/2024 |
*** Exclusivamente para os cursos que, no final da 2ª fase, não tenham preenchido a totalidade das vagas fixadas.
Vagas 2024/2025
A UTAD reserva o direito de não abrir vagas para a 2.ª fase de candidaturas, no caso de, concluída a 1.ª fase de candidaturas, ter menos de 10 estudantes matriculados nos cursos de mestrado ou nos seus ramos/especializações.
A UTAD, reserva o direito de não abrir um curso para novos estudantes, no caso de, concluída a 3.ª fase de candidaturas, ter menos de 15 estudantes matriculados nos cursos de mestrado ou nos seus ramos/especializações.
No caso de um curso não abrir, por não atingir o número mínimo de estudantes matriculados, os candidatos poderão ser recolocados noutro curso, a seu pedido, devendo apresentar candidatura ao curso pretendido, ficando isentos de taxa de candidatura, podendo ser criadas vagas adicionais, se necessário, por despacho reitoral.
Todas as vagas sobrantes de uma fase transitarão para a fase seguinte, estando as vagas a considerar nas 2ª e 3ª fases dependentes dos resultados das matrículas da fase precedente e das candidaturas existentes, sendo definidas em função do número máximo de admissões permitido para cada curso.
DESIGNAÇÃO DO CURSO | Vagas 1ª fase(*) | Internacionais# |
---|---|---|
Mestrado em Arquitetura Paisagista | 20 | - |
Mestrado em Engenharia Agronómica | 30 | - |
Mestrado em Engenharia Florestal | 20 | - |
Mestrado em Engenharia Zootécnica | 30 | - |
Mestrado em Enologia e Viticultura | 40 | - |
Mestrado em Maneio e Gestão de Animais Selvagens em Cativeiro | 20 | - |
Mestrado em Sistemas de Informação Geográfica em Ciências Agronómicas e Florestais | 20 | - |
DESIGNAÇÃO DO CURSO | Vagas 1ª fase(*) | Internacionais# | |
---|---|---|---|
Mestrado em Ciências da Comunicação – Ramos: | |||
Relações Públicas | 30 | - | |
Jornalismo | 30 | - | |
Mestrado em Ciências da Cultura | 25 | - | |
Mestrado em Ciências da Educação – Ramos: | |||
Educação de Adultos e Animação Sociocultural (em fase de acreditação pela A3ES) | 20 | - | |
Administração Educacional | 20 | - | |
Supervisão Pedagógica | 20 | - | |
Mestrado em Ciências Económicas e Empresariais | 35 | 6 | |
Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º ciclo do Ensino Básico | 30 | - | |
Mestrado em Ensino de Ciências Agropecuárias | 25 | - | |
Mestrado em Ensino de Informática | 25 | 5 | |
Mestrado em Ensino de Português e Inglês no 3º ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário | 25 | - | |
Mestrado em Ensino do 1º ciclo do Ensino Básico e de Matemática e Ciências Naturais no 2º ciclo do Ensino Básico | 20 | - | |
Mestrado em Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico e de Português, História e Geografia de Portugal no 2º Ciclo do Ensino Básico | 20 | - | |
Mestrado em Gestão – Especialização em Gestão Empresarial | 40 | 5 | |
Mestrado em Gestão dos Serviços de Saúde | 30 | 5 | |
Mestrado em Gestão e Sustentabilidade em Turismo | 30 | 5 | |
Mestrado em Psicologia – Ramos: | |||
Psicologia Clínica | 25 | 5 | |
Psicologia da Educação e Desenvolvimento | 25 | 5 | |
Mestrado em Serviço Social | 30 | 4 |
DESIGNAÇÃO DO CURSO | Vagas 1ª fase(*) | Internacionais# |
---|---|---|
Mestrado em Engenharia Biomédica | 30 | - |
Mestrado em Engenharia Civil | 30 | - |
Mestrado em Engenharia Eletrotécnica e de Computadores | 40 | - |
Mestrado em Engenharia Informática | 50 | - |
Mestrado em Engenharia Mecânica | 30 | - |
Mestrado em Ensino de Física e Química no 3º ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário | 24 | - |
Mestrado em Ensino de Matemática no 3º ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário | 25 | - |
Mestrado em Tecnologia Multimédia | 20 | - |
DESIGNAÇÃO DO CURSO | Vagas 1ª fase(*) | Internacionais# |
---|---|---|
Mestrado em Biologia Clínica Laboratorial | 25 | - |
Mestrado em Bioquímica | 20 | - |
Mestrado em Biotecnologia para as Ciências da Saúde | 25 | - |
Mestrado em Ciências do Desporto – especialização em Prescrição do Exercício Físico e Saúde | 30 | - |
Mestrado em Ciências do Desporto – especialização em Jogos Desportivos Coletivos | 30 | - |
Mestrado em Desporto de Natureza Sustentabilidade e Saúde | 20 | - |
Mestrado em Engenharia Alimentar | 45 | - |
Mestrado em Engenharia do Ambiente | 30 | - |
Mestrado em Ensino de Biologia e Geologia no 3º ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário | 25 | - |
Mestrado em Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário | 60 | - |
Mestrado em Gerontologia: Atividade Física e Saúde no Idoso | 30 | - |
Mestrado Internacional em Análise da Performance Desportiva | 7 | - |
DESIGNAÇÃO DO CURSO | Vagas 1ª fase(*) | Internacionais# |
---|---|---|
Mestrado em Enfermagem Comunitária na área de Enfermagem de Saúde Comunitária e de Saúde Pública | 25 | 3 |
Mestrado em Enfermagem Médico-Cirúrgica na área de Enfermagem à Pessoa em Situação Crítica | 25 | 3 |
DESIGNAÇÃO DO CURSO | Vagas 1ª fase(*) | Internacionais# |
---|---|---|
Doutoramento em Cadeias de Produção Agrícola: da Mesa ao Campo (AgriChains) | 20 | - |
Doutoramento em Ciência Animal | 10 | - |
Doutoramento em Ciências Agronómicas e Florestais | 20 | - |
Doutoramento em Ciências Veterinárias | 20 | - |
Doutoramento em Desenvolvimento Sustentável da Floresta | 15 | - |
Doutoramento em Enologia e Viticultura | 20 | - |
Doutoramento em Saúde Integrada (One Health) | 20 | - |
DESIGNAÇÃO DO CURSO | Vagas 1ª fase(*) | Internacionais# |
---|---|---|
Doutoramento em Agronegócios e Sustentabilidade | 15 | 5 |
Doutoramento em Ciências da Cultura | 15 | - |
Doutoramento em Ciências da Educação | 15 | 3 |
Doutoramento em Desenvolvimento, Sociedades e Territórios | 20 | - |
Doutoramento em Estudos Interdisciplinares da Literatura | 15 | - |
DESIGNAÇÃO DO CURSO | Vagas 1ª fase(*) | Internacionais# |
---|---|---|
Doutoramento em Ciência e Tecnologia Web | 30 | - |
Doutoramento em Ciências Físicas Aplicadas | 10 | - |
Doutoramento em Didática de Ciências e Tecnologia | 10 | - |
Doutoramento em Engenharia Eletrotécnica e de Computadores | 25 | - |
Doutoramento em Informática | 25 | - |
Doutoramento em TechAgro – Tecnologias Emergentes Aplicadas aos Sistemas Agro-Florestais | 10 | - |
DESIGNAÇÃO DO CURSO | Vagas 1ª fase(*) | Internacionais# |
---|---|---|
Doutoramento em Ciências do Desporto | 30 | - |
Doutoramento em Ciências Químicas e Biológicas | 20 | - |
Doutoramento em Genética Molecular Comparativa | 15 | - |
Doutoramento em Geologia | 10 | - |
(*) As vagas sobrantes de uma fase transitam para a fase seguinte. A 3ª fase é exclusivamente para os cursos que, no final da 2ª fase, não tenham preenchido a totalidade das vagas fixadas.
# Cursos para os quais a admissão de candidatos internacionais está limitada a um número específico de vagas, que corresponde no máximo ao número indicado na 2ª coluna da 1ª Fase.
Disponível no dia 09/02/2024 a partir das 18:00 horas
Para se candidatar deverá efetuar o registo como novo utilizador no seguinte link: https://inforestudante.utad.pt/nonio/security/login.do
MESTRADOS E DOUTORAMENTOS UNISF | Ano Letivo 2024/2025
Doutoramento em Matemática e Aplicações
Doutoramento em Ciências Sociais e Envelhecimento
Mestrado em Desafio das Cidades