A UTAD é subscritora de um seguro escolar que garante a cobertura de acidentes (não situação de doença) no âmbito das atividades inerentes à sua formação académica.
Consideram-se pessoas seguras todos os estudantes matriculados/inscritos na UTAD e cuja matrícula/inscrição não tenha sido cancelada, incluindo os estudantes que se deslocam para fora do país no âmbito das atividades escolares e de programas de intercâmbio.
O valor do seguro é pago no ato da matrícula/inscrição e é valido para o ano letivo em que o estudante se matricula/inscreve. Só se encontram cobertos pelo seguro os estudantes que estejam devidamente matriculados/inscritos.

Os estudantes dos cursos da área de Desporto e da Reabilitação Psicomotora, estão seguros pela apólice da Seguradora FIDELIDADE n.º ES 63733861 (apólice de reembolso*).
Os estudantes dos restantes cursos, estão seguros pela apólice da Seguradora GENERALI n.º 0002-10003610 (apólice de reembolso*).

Nota: * O estudante deverá efetuar o pagamento das respetivas despesas e posteriormente será reembolsado.

O seguro escolar tem efeitos durante todo o período contratado, ininterruptamente, incluindo feriados, fins de semanas e férias escolares. Este seguro escolar presta aos estudantes diversas garantias (acidentes pessoais, invalidez permanente ou morte, despesas de tratamento e responsabilidade civil) desde que esses acidentes decorram de atividades escolares.

Considera-se atividade escolar a atividade desenvolvida pelos estudantes:

a) Nas instalações do estabelecimento de ensino;
b) Visitas de estudo e estágios promovidos pelo estabelecimento de ensino;
c) Percurso normal e direto de ida ou regresso entre a residência e a UTAD;
d) Deslocações ao estrangeiro, no âmbito de estágios ligados à atividade escolar, projetos, excursões e outras atividades desde que promovidas ou autorizadas pela UTAD;
e) Prática de desporto quer na UTAD, no âmbito das atividades escolares, quer no âmbito da Associação Académica ou outras unidades orgânicas, autorizadas pela UTAD.

Em caso de sinistro como proceder:

a) Deve dirigir-se ao Hospital ou Extensão de Saúde mais próximo, a fim de receber cuidados médicos;
b) No prazo máximo de 48 horas a seguir ao sinistro, o estudante deve dirigir-se ao balcão de atendimento dos Serviços Académicos, a fim de realizar a comunicação do sinistro.

Para instrução do processo administrativo deve entregar a seguinte documentação:

a) Participação de Acidentes Pessoais (preenchido pelo estudante, acompanhado de todos os documentos relativos ao acidente e assinada pelo representante da UTAD).

Impressos das Seguradoras: [apólice geral] [apólice desporto]

b) Relatório médico com informação clínica circunstanciada, onde conste nomeadamente as lesões sofridas;
c) Apresentação dos recibos originais no caso de despesas com farmácia, honorários médicos, clínicas, hospitais, entre outros;
d) No caso das despesas de farmácia torna-se ainda necessário a cópia da receita médica.

Após preenchimento e junção de documentos pelo estudante, os Serviços Académicos encaminharão a Participação de Acidentes Pessoais e toda a documentação obrigatória para a Companhia de Seguros para análise e posterior regularização do sinistro, designadamente para efeitos de reembolso das despesas.

 

Estas informações não dispensam a leitura das Condições Gerais das Apólices.

Para mais informações contactar os Serviços Académicos da UTAD, no Centro de Serviços Comuns, ou através do e-mail: sautad@utad.pt