Privilegiando o atendimento remoto, os processos académicos devem ser submetidos na plataforma disponibilizada para o efeito:
Submissão de documentos

CONSULTE AQUI A DOCUMENTAÇÃO A ENVIAR EM CADA PROCESSO

PEDIDO DE ADMISSÃO A PROVAS PÚBLICAS DE DOUTORAMENTO

O requerimento para admissão das provas públicas de doutoramento é instruído com os seguintes elementos:
. Impresso “Admissão a provas públicas | Doutoramento“;
. Upload da versão provisória da tese;
. Curriculum Vitae;
. Parecer do(s) orientador(es).
. Nota: Para atribuição do título de Doutoramento Europeu, deve fazer upload dos documentos comprovativos conforme previsto na regulamentação em vigor.

PEDIDO DE ADMISSÃO A PROVAS PÚBLICAS DE MESTRADO

O requerimento para admissão a provas públicas de mestrado é instruído com os seguintes elementos:
. Impresso “Admissão a provas públicas | Mestrado“. 
. Upload da versão provisória da dissertação;
. Curriculum Vitae;
. Parecer(es) do(s) orientador(es).
. Nota: Caso o orientador seja especialista de mérito reconhecido como tal pelo Conselho Científico ou Técnico-Científico da unidade orgânica de ensino ou não seja docente de carreira da UTAD, deve ser sempre anexado o Curriculum Vitae.

PEDIDO DE ADMISSÃO A PROVAS DE AGREGAÇÃO

O requerimento de admissão a provas de agregação é acompanhado da seguinte documentação:
1. Impresso “Pedido de provas de agregação“.  
2. Documento de identificação válido (bilhete de Identidade ou cartão do cidadão, no caso de cidadão português; passaporte ou outro nos restantes casos);
3. Comprovativo do grau de doutor (exceto aqueles que concluíram o doutoramento na UTAD);
4. Impresso “Declaração de autorização de depósito“;
5. Curriculum Vitae;
6. relatório da unidade curricular;
7. sumário do seminário ou lição;
8. trabalhos mencionados no curriculum vitae, considerados pelo/a requerente como os mais relevantes;
9. 1 exemplar em suporte papel de todos documentos exceto os assinalados no ponto 8, a enviar por correio postal.

PEDIDO DE REALIZAÇÃO DE PÓS-DOUTORAMENTO

O requerimento para realização de pós-doutoramento é acompanhado dos seguintes documentos:
.Impresso: “Admissão a programa de Pós-doutoramento“: 
Curriculum Vitae;
. Programa de investigação com a indicação da duração e um cronograma das atividades a desenvolver (assinado);
. Declaração de aceitação por parte do futuro orientador (na qual deverá ser identificada a nomeação definitiva do docente ou investigador, assim como a sua área cientifica/disciplinar);
. Dados da identificação civil e fiscal, incluindo número de cartão e validade dos documentos que o suportam;
. Diploma de doutoramento do candidato (reconhecido pelo agente consular português local ou legalizados pelo sistema de apostilha nos termos da Convenção de Haia).

SUBMISSÃO DE PROJETOS DE TESE/DISSERTAÇÃO/E OUTROS PARA REGISTO

As propostas de projeto de tese, dissertação, trabalho de projeto ou relatório de estágio são acompanhadas da seguinte documentação:
. Impresso “Proposta de Tese/Dissertação/Relatório de Estágio/ Trabalho de projeto“. 
. Declaração de aceitação do(s) orientador(es);
. Plano de trabalho e respetivo cronograma.
Para Mestrados: Caso o orientador não seja docente de carreira da UTAD, deve ser sempre anexado o Curriculum Vitæ.
Para Doutoramentos: A preparação da tese deve efetuar-se sob a orientação de um professor ou investigador doutorado da UTAD, da(s) área(s) científica(s) do ciclo de estudos ou de outro estabelecimento de ensino superior ou de investigação, nacional ou estrangeiro; Podem ser ainda aceites para orientadores, até mais dois professores ou investigadores doutorados da UTAD ou de outro estabelecimento de ensino superior ou de investigação, nacional ou estrangeiro; O regime de orientação conjunta é obrigatório sempre que o orientador seja externo à UTAD, sendo o outro orientador um professor ou investigador doutorado da UTAD.

ENTREGA DA VERSÃO DEFINITIVA DAS TESES DE DOUTORAMENTO

A entrega da versão final das teses de doutoramento é instruída com os seguintes documentos:
. Impresso “Declaração de autorização de depósito | Mestrados e Doutoramentos“;
. Impresso “Validação da tese/dissertação | Versão final” assinada pelo presidente do júri e orientador. 
. Upload da versão definitiva da tese;
. 1 exemplar da tese em suporte papel, a enviar por correio postal;
. Nota: No caso de estudantes Brasileiros entregam 2 exemplares da tese em suporte papel, a enviar por correio postal.

ENTREGA DA VERSÃO DEFINITIVA DAS DISSERTAÇÕES DE MESTRADO

A entrega da versão final das dissertações de mestrado é instruída com os seguintes documentos:
. Impresso “Declaração de autorização de depósito | Mestrados e doutoramentos“;
. Impresso “Validação da tese/dissertação | Versão final” assinada pelo orientador.;
. Upload da versão definitiva da dissertação;
. Nota: No caso de estudantes Brasileiros entregam 1 exemplar da dissertação em suporte papel, a enviar por correio postal.