Ano letivo 2020/2021

Estudantes Nacionais e Internacionais

 

Candidaturas – Resultados da 1ª fase

Considerando que a pandemia do COVID 19, teve importantes repercussões na Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, com suspensão do ensino presencial e reformulação do calendário escolar do 2º semestre do ano letivo de 2019/2020 e criou situação de incerteza na captação de novos estudantes para os cursos de 2.º Ciclo/Mestrado e 3.º Ciclo/Doutoramento, pelo presente despacho é alterado o número de fases de candidaturas para ingresso nestes curso, criando a 4ª fase , e a vagas sobrantes da 1ª fase são redistribuídas pela 3ª e 4ª fase. Nos cursos que na 1ª fase tiveram mais candidatos que vagas disponíveis, é aumentado o número de vagas nesta fase e no total de vagas dos cursos quando necessário
As 2ª, 3ª e 4ª fase de candidaturas para ingresso nos cursos de 2.º Ciclo/Mestrado e 3.º Ciclo/Doutoramento terão a seguinte calendarização:

• Entre os dias 23 de março e 22 de julho de 2020 decorre a 2.ª fase;
• Entre os dias 27 de julho e 30 de agosto de 2020 decorre a 3.ª fase;
• Entre os dias 1 e 22 de setembro de 2020 decorre a 4.ª fase.

As candidaturas são feitas exclusivamente online e são destinadas a todos os interessados em ingressar num curso de mestrado ou/e doutoramento da UTAD para frequência no ano letivo de 2020/2021, independentemente da nacionalidade dos candidatos (incluindo os estudantes internacionais).

 

 

 

A UTAD, reserva o direito de não abrir a 3.ª fase ou a 4ª fase de candidaturas, no caso de, concluída a 2.ª fase a 3.ª fase de candidaturas, ter menos de 10 estudantes matriculados nos cursos de mestrado ou nos seus ramos/especializações, situação em que não abrirá o curso para novos estudantes.
A UTAD, reserva o direito de não abrir um curso para novos estudantes, no caso de, concluída a 3.ª fase ou a 4.ª fase de candidaturas, ter menos de 10 estudantes matriculados nos cursos de mestrado ou nos seus ramos/especializações.
No caso de um curso não entrar em funcionamento, os candidatos poderão ser recolocados noutro curso, a seu pedido, devendo apresentar candidatura ao curso pretendido, ficando isentos de pagamento de taxa de candidatura, podendo ser criadas vagas adicionais, se necessário, por despacho reitoral.
As vagas das 3.ª e 4ª fases podem ser alteradas em função dos resultados das candidaturas e matriculas da 2ª e 3ª fases, respetivamente.

 

 

2ª fase – Efetuar candidatura

Candidaturas – Resultados da 1ª fase

1ª fase – Matrículas [7 a 21 abril]

 

1.ª FASE DE MATRICULAS | MESTRADOS E DOUTORAMENTO | DE 7 A 21 DE ABRIL DE 2020

As matrículas dos candidatos colocados na 1.ª fase de candidaturas ao ingresso nos 2. ºs (mestrados) e 3. ºs ciclos (doutoramentos) a lecionar no ano letivo de 2020/2021 decorrem entre os dias 7 e 21 de abril de 2020.

As matrículas são feitas online.

O candidato colocado que, no ato de candidatura, não submeteu o comprovativo do certificado de informação final de curso que lhe permite o ingresso, não poderá realizar a matricula online sem que, previamente, faça prova junto dos Serviços Académicos da UTAD desse documento comprovativo da obtenção do grau. O documento deve ser enviado para o endereço de email sautad@utad.pt

O candidato colocado, num curso de mestrado via ensino que, não submeteu o comprovativo da conclusão com sucesso da prova de língua portuguesa, não poderá realizar a matricula online sem que, previamente, faça prova junto dos Serviços Académicos da UTAD desse documento. O documento deve ser enviado para o endereço de email sautad@utad.pt

Posteriormente;

A matrícula realizada online obriga à apresentação, no balcão de atendimento dos Serviços Académicos da UTAD, dos documentos necessários à completa instrução do processo até 30 de novembro 2020. Poderá enviar os documentos por correio postal para o seguinte endereço: Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Serviços Académicos, Centro de Serviços Comuns, 5000-801 Vila Real, Portugal, garantindo o cumprimento do prazo.

Documentos a apresentar:
a) fotocópia do cartão de cidadão, bilhete de identidade ou outro documento de identificação com fotografia para o caso de candidatos estrangeiros (em alternativa, deve submeter declaração com os respetivos dados que o substitua);
b) fotocópia de comprovativo de vacinação antitetânica válida;
c) originais ou cópia autenticada do certificado/certidão de conclusão do grau académico necessário para ingresso no curso em que foi admitido e respetivas cópias (no caso de habilitações obtidas no estrangeiro os documentos devem ser reconhecidos pelo agente consular português local e/ou legalizados pelo sistema de apostilha nos termos da Convenção de Haia à exceção de documentos emitidos por instituições de ensino superior de países da União Europeia. Os certificados que não estejam redigidos em Inglês, Francês ou Espanhol devem ser traduzidos para Português, e a tradução também deverá estar autenticada pelo agente consular português no país onde obteve o grau e/ou legalizada pelo sistema de apostilha nos termos da Convenção de Haia)
d) autorização de residência válida emitida pelo SEF ou visto de estada temporária válido aposto no passaporte ou visto de residência válido aposto no passaporte (para candidatos estrangeiros à exceção de candidatos de nacionalidade de países da União Europeia).

A não entrega dos documentos identificados nas alíneas c) e d), que antecede, até de 30 de novembro de 2020, implica a anulação da matrícula pela UTAD, sem aviso prévio.
Deve ser portador dos originais e cópia dos documentos de modo a que os Serviços Académicos procedam à sua autenticação. Os originais serão devolvidos ao estudante.

Serviços Académicos, 5 de abril de 2020.

Diretora de Serviços

Cristina Lacerda