Convite à apresentação de candidaturas | 2024/2025

 

Natureza do programa de doutoramento

O programa Do*Mar é oferecido por um consórcio de universidades e institutos de investigação portugueses e galegos: Universidade de Aveiro, Universidade do Minho, Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Universidade do Porto, Universidade de Vigo, Universidade de Santiago de Compostela e Universidade da Coruña, o Instituto Español de Oceanografia e o Consejo Superior de Investigaciones Científicas.

O Do*Mar tem uma duração de 3 anos e tem 4 ramos curriculares:

i) Observação do Oceano e Alterações Globais;
ii) Utilização Sustentável dos Recursos Marinhos;
iii) Gestão Integrada do Mar;
iv) Progresso Tecnológico, Engenharia e Gestão Empresarial.

Este programa de doutoramento pretende fomentar a colaboração internacional na investigação sobre ciências do mar, recomendando-se para cada aluno uma coorientação por um professor ou investigador num parceiro português e outra numa instituição estrangeira, bem como um período de mobilidade e colocação na instituição estrangeira com um mínimo 6 meses e máximo de 24 meses. A instituição estrangeira pode ser um dos parceiros do consórcio Do*Mar, ou uma instituição de ensino superior ou instituto de investigação de qualquer país estrangeiro. Os candidatos que concluírem com sucesso o programa receberão um diploma conjunto emitido pelas universidades portuguesas e galegas.

Informações adicionais sobre a estrutura, os cursos e outras atividades de formação do Do*Mar podem ser encontradas aqui e em inglês aqui.

Para mais informações do Programa Doutoral na UTAD, consultar o link.

A 1ª fase de candidaturas encontra-se aberta de 01/04/2024 a 31/05/2024.

Quem pode concorrer:

Podem concorrer candidatos de qualquer nacionalidade. O Do * Mar também pode acolher candidatos com graus fora das ciências naturais, especialmente aqueles que desejam inscrever-se nos ramos de Gestão Integrada do Mar e de Progresso Tecnológico, Engenharia e Gestão de Negócios. Os três seguintes pré-requisitos para a admissão ao Do * Mar devem ser cumpridos:

    1. Um grau de Mestre com um mínimo de 120 ECTS; ou uma formação mínima de ensino superior de 300 ECTS, incluindo pelo menos 120 ECTS ao nível de um Mestrado universitário;
    2. Uma nota mínima de admissão de 14/20 ou equivalente para a Licenciatura, e de 16/20 ou equivalente para o Mestrado;
    3. Uma prova recente de proficiência na língua inglesa.

Excecionalmente, os candidatos com notas inferiores às exigidas no ponto ii) acima podem ser selecionados com base num currículo académico, científico ou profissional reconhecido pela Comissão Académica como adequado para a realização do programa de formação do Do*Mar.

Como concorrer:

É obrigatório submeter os seguintes documentos:

    1. Curriculum vitae do candidato, indicando estudos e classificações anteriores, experiência de investigação e atividades profissionais; o CV deve ser datado e assinado em todas as páginas;
    2. Duas cartas de recomendação de professores, orientadores ou empregadores anteriores;
    3. Carta de motivação;
    4. Sinopse do Projeto de Investigação, descrevendo sucintamente a motivação, objetivos e metodologia geral, indicando também as instituições de origem e de acolhimento, os orientadores e o ramo curricular em que o candidato pretende inscrever-se, utilizando o formulário disponível: 
      – Na Universidade de Aveiro neste link
      – Na Universidade do Minho neste link
      – Na Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro neste link
      – Na Universidade do Porto neste link

      Este formulário tem de ser subscrito pelo orientador e pelo coorientador;

    5. Cópias autenticadas dos respetivos diplomas académicos;
    6. Cópias das transcrições dos diplomas mencionados no curriculum vitae do candidato, incluindo os cursos/unidades/disciplinas seguidos e respetivos créditos e classificações;
    7. Um certificado recente de proficiência de nível B2 no idioma inglês; este certificado pode ser substituído por uma declaração assinada indicando que o candidato tem a proficiência em Inglês necessária para a compreensão, fala e escrita de inglês científico a um nível de pós-graduação;
    8. Curricula vitae do orientador e coorientador.

A Sinopse do Projeto pode incluir qualquer tema de investigação nos ramos curriculares do Do*Mar. De forma a facilitar a identificação de oportunidades de investigação, está disponível neste link uma base de dados com informação sobre orientadores de doutoramento e possíveis tópicos de investigação.

A Carta de Motivação e a Sinopse do Projeto devem ser redigidas em inglês. Os CVs, cartas de recomendação, diplomas académicos e transcrições podem ser escritos em português, espanhol, inglês ou francês; se forem escritos em qualquer outra língua, devem ser acompanhados de uma tradução em português. As cópias de diplomas académicos estrangeiros devem ser autenticadas pelos serviços oficiais de educação do respetivo país, reconhecidas pela autoridade diplomática ou consular portuguesa competente, ou ser portadoras da Apostilha da Convenção de Haia. Esta documentação não substitui o reconhecimento dos graus académicos presentes no Aviso 2) descrito abaixo.

Avisos importantes

1) Avisos importantes para todos os candidatos

  • Os candidatos devem candidatar-se à universidade em que desejam inscrever-se.
  • Apenas serão consideradas para avaliação as candidaturas em conformidade com as regras e procedimentos de candidatura em vigor nessa universidade.
  • As candidaturas incompletas não serão consideradas para avaliação.

2) Aviso importante para candidatos com diplomas emitidos por instituições de ensino superior estrangeiras

  • Os candidatos com diplomas emitidos por instituições de ensino superior estrangeiras podem candidatar-se e serão avaliados com os mesmos critérios que os candidatos com diplomas emitidos por instituições portuguesas, desde que apresentem prova, aquando a candidatura, do reconhecimento dos graus académicos e da conversão da classificação final para a escala de classificação portuguesa, requerida ao Reitor de uma Universidade Pública Portuguesa, ao Diretor de um Instituto Politécnico Público ou ao Diretor-Geral do Ensino Superior, de acordo com os procedimentos aqui.
  • Os candidatos com diplomas estrangeiros que não apresentem a referida prova de reconhecimento de diplomas serão avaliados com a classificação mínima no critério “graus académicos”, conforme descrito na ata de densificação de critérios publicada com o presente convite.

Avaliação

A avaliação e seleção dos candidatos obedecerão aos princípios da objetividade, equidade, igualdade de oportunidades, mérito e capacidade. O objetivo é avaliar a excelência académica comprovada e potencial dos candidatos. Serão utilizados os seguintes critérios e pesos:

    1.  Curriculum vitae: 30%, incluindo notas dos graus académicos (15%), e experiência medida como número e significado das publicações, participação em projetos e outras componentes relevantes (15%);
    2.  Cartas de recomendação: 10%;
    3.  Carta de motivação: 20%, considerando a sua qualidade e clareza;
    4. Sinopse do Projeto: 30%, considerando seu mérito intelectual e científico baseado na qualidade, clareza, originalidade e inovação e exequibilidade no âmbito do tempo do Programa Doutoral.
    5. Grau de internacionalização: 10%, considerando a existência e duração de período de mobilidade na instituição estrangeira do coorientador.

Cada um dos critérios acima será classificado em uma escala de 0-20 e a nota final será obtida como a média ponderada das notas separadas.

Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, 25 de março de 2024.

Despacho Conjunto do Programa Doutoral

Na 1ª fase de candidatura:
Universidade de Aveiro 12 vagas;
Universidade do Minho 3 vagas;
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro 3 vagas.
Universidade do Porto 12 vagas;

Na 2ª fase de candidatura:
Serão admitidos candidatos até perfazer os seguintes totais:
Universidade de Aveiro 20 vagas preenchidas;
Universidade do Minho 5 vagas preenchidas;
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro 5 vagas preenchidas.
Universidade do Porto 20 vagas preenchidas;

Calendário de candidatura, de seleção dos candidatos e de inscrição

1ª fase – início dos estudos no primeiro semestre

AçãoData ​
Apresentação das candidaturas01/04/2024 a 31/05/2024
​Análise de candidaturas​03/06/2024 a 21/06/2024
Afixação de resultados21/06/2024
Apresentação de reclamação dos candidatos21/06/2024 a 05/07/2024
Publicação da decisão de reclamações12/07/2024
Realização de matrículas02/09/2024 a 13/09/2024
Eventual colocação de suplentes16/09/2024 a 20/09/2024
Publicação de vagas sobrantes para a 2ª fase23/09/2024

2ª fase – início dos estudos no segundo semestre

AçãoData ​
Apresentação das candidaturas01/10/2024 a 11/10/2024
​Análise de candidaturas​14/10/2024 a 25/10/2024
Afixação de resultados25/10/2024
Apresentação de reclamação dos candidatos28/10/2024 a 11/11/2024
Publicação da decisão de reclamações12/11/2024
Realização de matrículas02/01/2025 a 17/01/2025
Eventual colocação de suplentes20/01/2025 a 24/01/2025
Publicação de vagas sobrantes para a fase seguinteN/A

Comunicação dos resultados
Os resultados serão comunicados por e-mail, podendo também a lista de classificação dos candidatos ser consultada nos portais de candidatura de cada universidade:

Na Universidade de Aveiro
Na Universidade do Minho
Na Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro
Na Universidade do Porto

Período para inscrição

Os períodos de realização de matrícula indicados acima são obrigatórios, não sendo permitida a inscrição fora deste período.
A matrícula e inscrição deverá ser efetuada nos portais de candidatura de cada universidade:

Na Universidade de Aveiro
Na Universidade do Minho
Na Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro
Na Universidade do Porto

Os candidatos que falharem os períodos indicados terão de se candidatar ao Do*Mar no próximo período de candidatura (desde que esse período seja aberto).

As candidaturas devem ser submetidas eletronicamente, através do portal da universidade onde o candidato pretende inscrever-se, em conformidade com as regras e procedimentos de candidatura em vigor nessa universidade.