Candidaturas – Resultados das candidaturas

Entre os dias 10 e 28 de agosto de 2020, decorre o prazo para candidaturas ao ingresso nos cursos de licenciatura e mestrado integrado na Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, para frequência no ano letivo 2020/2021, através dos Concursos Especiais de Acesso e Ingresso.

Emolumentos: taxa de candidatura € 60,00 (sessenta euros | valor não reembolsável).

Os concursos especiais de acesso destinam-se a candidatos com situações habilitacionais específicas, sendo organizados para:

1. Candidatos aprovados nas provas especialmente adequadas a avaliar a capacidade para frequência no ensino superior dos maiores de 23 anos;
    2. Titulares de cursos superiores, designadamente titulares dos graus de bacharel, licenciado, mestre ou doutor.
    3. Titulares de Diploma Técnico Superior Profissional em Gerontologia

Instrução da candidatura:

A candidatura é submetida através da plataforma online disponível na página da internet dos Serviços Académicos e deve ser instruída com os seguintes documentos (o upload dos documentos é obrigatório):

1. Candidatos titulares de provas especialmente adequadas destinadas a avaliar a capacidade para a frequência do ensino superior dos maiores de 23 anos: documento comprovativo da realização das provas dos maiores de 23 anos e das disciplinas específicas realizadas.
    2. Candidatos titulares de cursos superiores, designadamente titulares dos graus de bacharel, licenciado, mestre ou doutor: documento comprovativo da habilitação com que concorre em que seja mencionada a classificação final obtida.
    3. Para titulares de Diploma Técnico Superior Profissional em Gerontologia: Documento comprovativo da realização com sucesso do curso de técnico superior profissional de Gerontologia (área 762 – Trabalho Social e Orientação) onde conste a classificação quantitativa;
    4. Cartão de cidadão ou de outro documento de identificação civil e fiscal.

A instrução da candidatura é da exclusiva responsabilidade do candidato.

Seriação:

Maiores de 23 Anos: são seriados de acordo com a classificação final das provas especialmente adequadas destinadas a avaliar a capacidade para a frequência do ensino superior dos maiores de 23, por ordem decrescente, recorrendo-se, em caso de empate, à melhor classificação da(s) prova(s) específica(s) exigida(s) para acesso ao curso a que se candidatam.

Titulares de Cursos Superiores: são seriados através da aplicação sucessiva dos seguintes critérios:

1. Classificação final do curso superior, arredondada à unidade, por ordem decrescente;
      2. Grau e diploma dando prioridade, sucessivamente, aos titulares do grau de bacharel, do grau de licenciado, do grau de mestre e do grau de doutor;
      3. Idade, por ordem decrescente.

Titulares Diploma Técnico Superior Profissional em Gerontologia:

1. Classificação final do diploma de técnico superior profissional, arredondada à unidade, por ordem decrescente;
2. Idade, por ordem decrescente

Cursos com pré-requisitos:

1. O curso de Enfermagem exige pré-requisitos Grupo A – ausência de deficiência psíquica, sensorial ou motora que interfira gravemente com a capacidade funcional e de comunicação interpessoal a ponto de impedir a aprendizagem própria ou alheia – comprovados mediante declaração médica, sob a forma de resposta a um questionário;
    2. O curso de Medicina Veterinária exige pré-requisitos Grupo B – ausência de deficiência psíquica, sensorial ou motora que interfira gravemente com a capacidade funcional e de comunicação interpessoal a ponto de impedir a aprendizagem própria ou alheia – comprovados mediante declaração médica;
    3. O curso de Ciências do Desporto exige pré-requisitos Grupo B – ausência de deficiência psíquica, sensorial ou motora que interfira gravemente com a capacidade funcional e de comunicação interpessoal a ponto de impedir a aprendizagem própria ou alheia – comprovados mediante declaração médica.

A comprovação dos pré-requisitos é realizada pelos candidatos mediante a entrega do competente documento no ato da matricula e inscrição, caso venham a obter colocação, sendo condição indispensável para a realização da referida matrícula e inscrição. Os pré-requisitos são válidos apenas no ano da sua realização.

A presente informação não dispensa a leitura da regulamentação aplicável:

Regulamento n.º 659/2016, de 13 de julho, Decreto-lei n.º 113/2014, de 16 de julho, na sua redação atual, e demais normas aplicáveis.

Informações: Telefone 259 350 049 | correio eletrónico sautad@utad.pt

Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro,9 de julho 2020.

O Vice-Reitor para o Ensino

José Luís Mourão

AçãoInícioFim
Apresentação das candidaturas10-8-202028-08-2020