Resultados da 1.ª Fase de Candidaturas – 2020/2021
Lista Ordenada de Candidatos – 1.ª Fase de Candidaturas – 2020/2021
As matrículas realizam-se entre os dias 01 e 06 de outubro de 2020. [Ver aviso]

Calendário para candidatura aos concursos especiais para titulares dos cursos de dupla certificação de nível secundário e cursos artísticos especializados para a matrícula e inscrição no ano letivo de 2020-2021 em instituições de ensino superior públicas.

Alteração do calendário Concurso especial Vias Profissionalizantes
O prazo para apresentação da candidatura à 1.ª fase dos concursos especiais para titulares dos cursos de dupla certificação de nível secundário e cursos artísticos especializados para a matrícula e inscrição no ano letivo de 2020-2021, em instituições de ensino superior públicas irá decorrer de 14 a 19 de setembro, tendo em conta questões de segurança informática e por forma a garantir o bom funcionamento técnico da plataforma.

CALENDÁRIO [Alteração ao despacho nº 8035/2020]

A candidatura aos CONCURSOS ESPECIAIS PARA TITULARES DOS CURSOS DE DUPLA CERTIFICAÇÃO DE NÍVEL SECUNDÁRIO E CURSOS ARTÍSTICOS ESPECIALIZADOS PARA A MATRÍCULA E INSCRIÇÃO EM INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR PÚBLICAS é apresentada através do sistema online, no sítio da Direção-Geral do Ensino Superior (DGES) na Internet (http://www.dges.gov.pt).
Para acesso ao sistema de candidatura, os candidatos podem utilizar a autenticação com o cartão de cidadão ou chave móvel digital.

Os resultados das provas para vias profissionalizantes estão disponíveis na página onde os candidatos se increveram: http://www.apnor.pt/profissionais
Os candidatos devem fazer login para acederem às classificações

Prova de Avaliação de Conhecimentos e Competências a realizar na UTAD
Ano letivo: 2020/2021
Data das provas: 24 de julho de 2020
Hora da realização: 10:00 horas
Local: Escola Superior de Saúde e Polo II da Escola da Ciência da vida e do Ambiente da Universidade de Trás os Montes e Alto Douro (Quinta de Prados, junto ao Complexo Desportivo da UTAD)
Nota: Os candidatos devem apresentar-se obrigatoriamente às 9:30 horas (meia hora antes do inicio da prova).
Oportunamente, caso seja necessário, será disponibilizada informação adicional.

EDITAL | Candidatura à inscrição e realização da Prova de Avaliação de Conhecimentos e Competências Ano letivo 2020/2021 [pdf]

Inscrição para realização das Provas: até 17 de julho em apnor.pt/profissionais

O Decreto-Lei n.º 11/2020, de 2 de abril, criou os concursos especiais de ingresso no ensino superior para titulares dos cursos de dupla certificação do ensino secundário e cursos artísticos especializados.

Este decreto-lei prevê que os estudantes façam exames nas próprias instituições de ensino superior às quais pretendem se candidatar, tendo em vista avaliar se dispõem dos conhecimentos e competências consideradas indispensáveis ao ingresso e progressão no respetivo ciclo de estudos.

Podem candidatar-se os estudantes oriundos de vias profissionalizantes de nível secundário, considerando-se para esse efeito os titulares de:
– cursos profissionais;
– cursos de aprendizagem;
– cursos educação e formação para jovens;
– cursos de âmbito setorial da rede de escolas do Turismo de Portugal;
– cursos artísticos especializados de dupla certificação do ensino secundário;
– cursos artísticos especializados da área da música;
– cursos de formação profissional no âmbito do Programa Formativo de Inserção de Jovens da Região Autónoma dos Açores.

Podem também candidatar-se os estudantes que tenham concluído trajetórias profissionais de nível secundário no estrangeiro desde que sejam equivalentes ao ensino secundário português.

A candidatura à matrícula e inscrição em pares instituição/curso para os quais sejam exigidos pré-requisitos está ainda condicionada à satisfação destes.

Os Institutos Politécnicos do Norte – Instituto Politécnico de Bragança, Instituto Politécnico do Cávado e do Ave, Instituto Politécnico do Porto e Instituto Politécnico de Viana do Castelo – e Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro constituem a Rede Norte, para organizar as provas de avaliação de conhecimentos e competências que facultam o acesso aos seus cursos de licenciatura.

A inscrição para as provas é efetuada em apnor.pt/profissionais.

A realização da candidatura ao concurso é apresentada a nível nacional através do sítio na internet da DGES.