As matrículas dos candidatos colocados (1.ª fase de candidaturas) ao abrigo do Estudante Internacional nos cursos de licenciatura e de mestrado integrado, a lecionar no ano letivo de 2019/2020, decorrem até 19 de abril de 2019.

A matrícula é feita presencialmente no balcão de atendimento dos Serviços Académicos, localizados no Centro de Serviços Comuns da UTAD, Quinta de Prados, Folhadela, Vila Real.
Documentos a entregar no ato de matrícula:

• Uma fotografia do tipo passe;
• Fotocópia de documento de identificação ou declaração de substituição do cartão de cidadão (disponibilizada no balcão de atendimento – Impresso 135/00);
• Comprovativo da vacina antitetânica em dia (fotocópia da página do boletim de saúde);
• Comprovativo de realização dos pré-requisitos, no caso de estudante colocados em Ciências do Desporto (Pré-requisito Grupo B Comunicação Interpessoal http://www.dges.gov.pt/guias/pdfs/preqs/Regul_Preq_B.pdf)
• As habilitações estrangeiras, devem ser reconhecidas pelo agente consular português local e/ou legalizados pelo sistema de Apostila nos termos da Convenção relativa à Supressão da Exigência da Legalização de Atos Públicos Estrangeiros (mais conhecida por Convenção de Haia), assinada em Haia, em de 5 de outubro de 1961, à exceção de documentos emitidos por Instituições de Ensino Superior de países da União Europeia. Contudo, em caso de dúvida sobre a documentação apresentada, pode ser solicitado o reconhecimento acima referido ou entrega de documentação complementar a qualquer requerente.
• Autorização de residência válida emitida pelo SEF ou visto de estada temporária válido aposto no passaporte ou visto de residência válido aposto no passaporte;
• Os documentos, de certificação académica, devem ser traduzidos para português sempre que não forem emitidos em português, castelhano, francês ou inglês e visados pelo serviço consular ou apresentados com a aposição da Apostila de Haia, pela autoridade competente do Estado de onde é originário o documento.
• Procuração do estudante autorizando a sua matrícula por terceiros, caso não seja o próprio a efetuar a matrícula.

Nota: os candidatos devem ser portadores dos originais dos documentos (ou cópias autenticadas) e cópia simples dos mesmos. A cópia será certificada pelos Serviços Académicos em conformidade com o original exibido que será devolvido ao candidato.

A matrícula implica o pagamento imediato da taxa de matrícula e seguro escolar no valor de 22,50 euros bem assim como, pelo menos, o pagamento do valor da 1.ª prestação de propinas correspondente a 50% da totalidade da propina para o ano letivo de 2019/2020. O valor remanescente (50%) da propina é fracionado em 4 prestações mensais, sucessivas e de igual valor, devendo ser pago através da referências multibanco a disponibilizar no SIDE.

Esclarecimento de dúvidas: email sautad@utad.pt | Telefone 259 350 049

Serviços Académicos da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, 5 de abril de 2019.

A Diretora de Serviços Académicos

Cristina Lacerda