A Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD) disponibiliza o Curso Preparatório de Língua Portuguesa aos candidatos que não possuem conhecimentos de língua portuguesa ao nível B1 e estão interessados no ingresso num curso conferente de grau na UTAD ou noutra Instituição de Ensino Superior (IES) em Portugal, bem como a outros interessados na aprendizagem da língua portuguesa sendo, no entanto, dada prioridade aos que manifestam interesse em prosseguir os seus estudos na UTAD.

Período de candidatura

Data-limite para submissão de candidatura: 07/11/2021

Formalização da candidatura

A candidatura é realizada online através da página da internet da UTAD (https://www.utad.pt/grim/en/home/portuguese-language-preparatory-course/), acompanhada dos seguintes documentos, que devem ser digitalizados e submetidos no formulário eletrónico:
a) Documento de identificação assinado pelo candidato;
b) Nível de habilitações com que se candidata, incluindo certificado de conclusão do ensino secundário (ou equivalente) do seu país de origem, histórico de disciplinas e exames realizados (com exceção de candidatos chineses);
c) Nível de proficiência em inglês, francês ou espanhol, preferencialmente com indicação do certificado de nível (podendo ser substituído por uma entrevista on-line ao candidato);
d) Comprovativo de pagamento da taxa de candidatura.

Resultados da candidatura

Estando a candidatura individual completa e satisfeitos todos os requisitos para a frequência do curso, o Gabinete de Relações Internacionais e Mobilidade (GRIM) emite, até 10 dias úteis, uma Carta de Aceitação para efeitos de requisição de Visto para Estudos e envia a informação às Embaixadas/Consulados portugueses no país do candidato ou no país onde o candidato pretende submeter o pedido de visto. A informação é também encaminhada para o Serviço de Estrangeiros e Fronteiras (SEF).

Registo e inscrição

Data-limite: 08/01/2022

Registos posteriores a esta data podem efetuar-se mediante apresentação de justificação aceite pelo GRIM. O registo de novos estudantes e a reinscrição em módulos em atraso é efetuada no serviço de atendimento designado para o efeito, com o acompanhamento do GRIM, através do preenchimento de um formulário on-line.

Taxas de candidatura

Taxa de candidatura: 250 euros (duzentos e cinquenta euros).
A candidatura está sujeita ao pagamento do valor da respetiva taxa por transferência bancária para a conta indicada no formulário de candidatura ou por outro meio de pagamento, de natureza não reembolsável em qualquer circunstância.

Taxa de matrícula e propinas

No caso de o(a) candidato(a) ser aceite, o valor pago de 250 euros da candidatura inclui a taxa de matrícula e o seguro escolar, em igualdade de circunstâncias com os estudantes de cursos conferentes de grau.
Propinas: 2500 euros (dois mil e quinhentos euros).

O valor total da propina deve preferencialmente ser liquidado no ato do primeiro registo ou obrigatoriamente até 30 dias úteis após o mesmo.
No caso da realização de pagamentos antecipados (antes da formalização da inscrição) como, por exemplo, quando decorrem de uma exigência para a concessão de Visto de Estudo, não é efetuado qualquer reembolso. Caso o visto não seja concedido a tempo de o(a) candidato(a) realizar a sua matrícula, poderá́ ser autorizada a transferência do montante de propinas para a edição do ano letivo seguinte.

Repetição de módulos ou do curso completo

Os estudantes repetentes do Curso Preparatório de Língua Portuguesa devem efetuar o pagamento, a título de propina, apenas do valor correspondente ao número de módulos a que se inscrevem (total de 4 módulos no curso), sendo aplicado o montante de 700 euros por módulo, ou 2500 euros se se tratar de reinscrição no curso completo.
Neste caso, o aluno pagará adicionalmente o valor da inscrição e seguro escolar, em igualdade de circunstâncias com os estudantes de cursos conferentes de grau.
Não é permitida a reinscrição num determinado módulo sem a reinscrição ou aprovação prévia nos módulos anteriores.

Gestão do curso

O Gabinete de Ensino, Formação e Inovação Pedagógica (GEFIP) é responsável pela gestão do Curso Preparatório de Língua Portuguesa e pela emissão de certificados, de acordo com os seus procedimentos internos.
No final do curso, o GEFIP informa o GRIM dos resultados das avaliações nos módulos do curso, para controlo de reinscrições no ano letivo seguinte ou para efeitos de inscrição dos estudantes nos cursos de ensino superior.
Os Certificados emitidos são enviados ao GRIM que é responsável pela sua entrega aos estudantes.
Seguro escolar

Local do curso

Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Quinta de Prados, Vila Real

Calendário do curso

Início em 11/01/2022 e término em 31/07/2022.

Estrutura do curso

NOME DA UC ECTS PERÍODO TOTAL (Horas de Contacto) NOME DA UC INGLÊS
Português Língua Estrangeira A1 9 1º SEM 120

Portuguese as a Foreign Language (PFL) — Level A.1

Português Língua Estrangeira A2 9 1º SEM 120 Portuguese as a Foreign Language (PFL) — Level A.2
Português Língua Estrangeira B1 9 2º SEM 120 Portuguese as a Foreign Language (PFL) — Level B.1
Português Língua Estrangeira B2 9 2º SEM 120 Portuguese as a Foreign Language (PFL) — Level B.2

Sistema de Avaliação

Os estudantes são avaliados nas quatro competências das línguas estrangeiras na escala de 0-20 valores: audição (15%), oralidade (35%), leitura (15%) e escrita (35%).

No final de cada nível, é emitido um certificado com a classificação desse nível.

Coordenação científica do curso

Coordenadora:
Prof.ª Doutora Susana Fontes
Vogais:
Prof.ª Doutora Cristina Madureira dos Reis
Prof. Doutor Malik Amraoui

Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD)
Gabinete de Relações Internacionais e Mobilidade (GRIM)
Quinta de Prados
5001-801 Vila Real