CANDIDATURAS AOS CURSOS TÉCNICOS SUPERIORES PROFISSIONAIS | DE 15 DE JULHO A 16 DE AGOSTO DE 2020

Apresentar candidatura

Entre 15 de julho e 16 de agosto de 2020 decorrem as candidaturas para ingresso:

• No Curso Técnico Superior Profissional de Termalismo e Bem-Estar
  • No Curso Técnico Superior Profissional de Secretariado Clínico

Os cursos serão lecionados na Escola Superior de Saúde da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro no ano letivo de 2020/2021.

Cursos e vagas

– Curso Técnico Superior Profissional de Termalismo e Bem-Estar – 25 vagas

– Curso Técnico Superior Profissional de Secretariado Clínico – 25 vagas

Emolumentos de candidatura: 15 euros

Formalização da candidatura

A apresentação da candidatura ao ingresso é submetida apenas via online e deve ser instruída com os seguintes documentos:

a) Impresso de candidatura, devidamente preenchido;

b) Fotocópia do cartão de cidadão;

c) Curriculum Vitae detalhado, redigido em modelo “europass”;

d) Certificado de habilitações, com informação do nível da qualificação académica e ou profissional.

e) Outros elementos que o candidato entenda ser úteis para apreciação da candidatura;

Condições de acesso

Nos termos do disposto no artigo 5º do Regulamento n.º 506/2020 de 28 de maio de 2020 (Regulamento dos Cursos Técnicos Superiores Profissionais da Escola Superior de Saúde da Universidade de Trás -os -Montes e Alto Douro), podem candidatar-se ao curso:

a) os titulares de um curso de ensino secundário ou de habilitação legalmente equivalente;

b) os que tenham sido aprovados nas provas especialmente adequadas, destinadas a avaliar a capacidade para a frequência do ensino superior dos maiores de 23 anos, realizadas, para o curso em causa,

c) titulares de um diploma de especialização tecnológica;

d) Titulares de diploma de Técnico Superior Profissional;

e) Titulares de um grau de ensino superior

Os estudantes que concluam os cursos de formação profissional de nível secundário ou equivalente nas escolas e noutras entidades em rede com a ESS-UTAD têm prioridade na ocupação de até 50% das vagas fixadas e para os quais reúnam as condições de ingresso.

Condições de ingresso

Para efeito de ingresso o candidato tem obrigatoriamente de demonstrar qualificação académica específica*.

A verificação da qualificação académica específica incide sobre os conhecimentos e aptidões correspondentes ao nível do ensino secundário nas áreas relevantes para cada curso.

*Os estudantes com necessidade de realização de prova serão contactados pelo júri no dia 18 de agosto de 2020.

Seriação e seleção

Os candidatos serão selecionados e seriados pela seguinte ordem de critérios:

a) Titulares do ensino secundário ou de habilitação legalmente equivalente, na área relevante do CTeSP, tendo em consideração a média final do curso, seguida da nota ou média das notas obtidas nas disciplinas da área relevante do CTeSP;

b) Indivíduos com idade igual ou superior a 23 anos, tendo em consideração a classificação final obtida nas provas especialmente adequadas destinadas a avaliar a capacidade para a frequência do ensino superior na área relevante do CTeSP a que se candidata, seguida da nota da prova de conhecimentos específicos;

c) Titulares do ensino secundário ou de habilitação legalmente equivalente, em área não relevante do CTeSP, tendo em consideração a média final do curso, seguida do maior número de disciplinas realizadas na área relevante do CTeSP a que se candidata;

d) Titulares de um curso de nível 5 na área relevante do CTeSP a que se candidata, tendo

e) Titulares de um curso de nível 5 em área não relevante do CTeSP a que se candidata, tendo em consideração a média final do curso, seguida do maior número de disciplinas realizadas na área relevante do CTeSP a que se candidata;

f) Titulares de um curso superior, independentemente da área do mesmo, tendo em consideração a média final do curso, seguida do maior número de disciplinas realizadas na área relevante do CTeSP a que se candidata.

Funcionamento do curso

Regime diurno em dias úteis;

Dois anos- 4 semestres – 120 ECTS

Regime de avaliação de conhecimentos:

a) Modo 1: Avaliação contínua;

b) Modo 2: Avaliação contínua seguida de avaliação complementar;

c) Modo 3: Avaliação por exame;

A avaliação da unidade curricular Estágio segue o disposto no artigo 19.º e no artigo 20.º do Regulamento dos Cursos Técnicos Superiores Profissionais da Escola Superior de Saúde da Universidade de Trás -os -Montes e Alto Douro.

Seriação

Os candidatos são admitidos no curso sob proposta de um júri composto por pelo menos três docentes, sendo um o presidente, a quem compete a análise das candidaturas. A seriação será homologada pelo Presidente de Escola.

Divulgação dos resultados

Os resultados das seriações são publicitados na respetiva página da Internet dos Serviços Académicos da UTAD.

Júri de candidaturas

Curso Técnico Superior Profissional de Termalismo e Bem-Estar

Presidente do Júri: Profº Vitor Manuel Costa Pereira Rodrigues

Vogais:  Profª Maria Cristina Quintas Antunes

Profº Alcino de Sousa Oliveira

Profª Patrícia Maria Rodrigues Pereira Pires

Profª Ana Cristina Lima Mimoso Caramelo

Curso Técnico Superior Profissional de Secretariado Clínico

Presidente do Júri: Profª Maria da Conceição Alves Rainho Soares Pereira

Vogais:  Profº Vitor Manuel Costa Pereira Rodrigues

Profª Maria Zita Pires Castelo Branco

Profª Patrícia Maria Rodrigues Pereira Pires

Profª Ana Cristina Lima Mimoso Caramelo

Propinas

O valor de propinas a aplicar no ano letivo 2020/2021 é de 550,00 euros para candidatos nacionais e de 770,00 euros para candidatos internacionais.

Taxas

Taxa de matrícula e seguro escolar a aplicar no ano letivo de 2020/2021 é de 22,50 euros.

Fim

Colocação de suplentes

21/09/2020

25/09/2020