Nos termos do Regulamento de Inscrição em Unidades Curriculares Isoladas da UTAD, a candidatura à frequência de unidades curriculares isoladas deve ser apresentada nos seguintes prazos:

1. Para candidatura à inscrição em unidades curriculares de 1.º semestre: até 8 dias úteis a contar do último dia do prazo para renovação de inscrição;

2. Para candidatura à inscrição em unidades curriculares de 2.º semestre: até 8 dias úteis a contar do último dia do prazo para alteração de inscrição para unidades curriculares do 2.º semestre.

O prazo limite para alteração de inscrição para frequência no ano letivo de 2022/2023 fixou-se a 3 de março de 2023 (exceto para cursos com calendários específicos, em que o prazo decorre durante as 2 primeiras semanas do 2º semestre).

O prazo de candidatura à inscrição em unidades curriculares isoladas, para frequência no 2.º semestre do ano letivo de 2022/2023, decorre até 15 de março de 2023, para os cursos cujo funcionamento está sujeito ao calendário geral e Mestrado Integrado em Medicina Veterinária. Para os restantes cursos com calendários específicos, o prazo limite é 24 de março de 2023.
Os pedidos de inscrição devem ser feitos presencialmente no Balcão Espaço Estudante ou através da Plataforma de Submissão de Processos Académicos, utilizando para o efeito o impresso próprio.

Os candidatos que não sejam estudantes de um curso da UTAD deverão anexar ao impresso de candidatura, cópia do cartão de cidadão ou declaração que a substitua e curriculum vitae.

Podem candidatar-se à frequência de unidades curriculares isoladas de qualquer ciclo de estudos de licenciatura, mestrado ou doutoramento, para frequência nas unidades curriculares lecionadas:

a) Estudantes inscritos num ciclo de estudos de licenciatura, de mestrado ou de doutoramento da UTAD;
b) outros interessados, qualquer que seja a sua habilitação académica, desde que sejam detentores de um currículo considerado adequado e tenham mais de 16 anos de idade (devem anexar ao impresso de candidatura cópia do cartão de cidadão ou declaração que a substitua e curriculum vitae).

Não são passíveis de inscrição em regime de unidade curricular isolada, as unidades curriculares de tese/dissertação/estágio/ensino clínico/ projeto/seminário de tese/ prática pedagógica supervisionada, ou outras, cujo acesso seja condicionado pelas unidades orgânicas de ensino.

O número máximo de unidades curriculares isoladas a que um candidato se pode inscrever é de 60 ECTS acumulados durante o seu percurso escolar.

A inscrição em unidades curriculares isoladas está condicionada a decisão favorável da Escola a que está afeto o curso, tendo em consideração, nomeadamente, as competências apresentadas pelo candidato e o número máximo de estudantes comportável pelas turmas da respetiva unidade curricular que funcionará no ano letivo em causa.

Emolumentos:

Estudantes inscritos regularmente num curso da UTAD a tempo parcial e candidatos externos (não inscritos regularmente num curso da UTAD):

• Unidades Curriculares de Licenciatura – Número de ECTS x35 €
• Unidades Curriculares de Pós-graduação (Mestrado) – Número de ECTS x 40 €
• Unidades Curriculares de Pós-graduação (Doutoramento) – Número de ECTS x 45 €

Estudantes inscritos regularmente num curso da UTAD a tempo integral:

• Unidades Curriculares de 1.º, 2.º e 3.º ciclos: Número de ECTS x 15 €

A outros candidatos não matriculados em ciclos de estudos conferentes de grau da UTAD, quando inscritos ao total de 60 ECTS, aplicam-se os seguintes emolumentos:

• Unidades Curriculares de 1.º ciclo: Número de ECTS x 25€

Aceite a candidatura, a inscrição deve ser feita presencialmente no Balcão Espaço Estudante, até 10 dias úteis a contar da data de notificação da decisão (notificação por correio eletrónico) mediante o pagamento da totalidade dos respetivos emolumentos no ato de inscrição.

As candidaturas com registo de entrada após o dia 15 de março de 2023 (ou 24 de março, para os cursos com calendários específicos) ficam sujeitas ao pagamento de uma taxa suplementar por ato praticado fora de prazo, de acordo com a Tabela de Emolumentos em uso na UTAD.

O pagamento da taxa suplementar não garante o deferimento do pedido de candidatura.
Regulamento de Inscrição em Unidades Curriculares Isoladas da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro.

UTAD, 01 de fevereiro de 2023
Rui Mestre