As matrículas dos candidatos colocados na 1.ª fase de candidaturas ao ingresso nos 2. ºs ciclos (mestrados) e 3. ºs ciclos (doutoramentos) a lecionar no ano letivo de 2022/2023 decorrem entre os dias 13 e 22 de abril de 2022.

As matrículas são feitas exclusivamente online através do link: Matrículas devendo autenticar-se com as mesmas credenciais que utilizou para candidatura e seguir as instruções.

Documentos em falta:

I. O candidato colocado que, no ato de candidatura, não submeteu o comprovativo do certificado de informação final de curso que lhe permite o ingresso, não poderá realizar a matricula, sem que, previamente, faça prova junto dos Serviços Académicos da UTAD desse documento comprovativo da obtenção do grau, ou, em caso de grau obtido no estrangeiro, não tiver submetido documento validado com Apostila de Haia ou pelo Consulado/Embaixada de Portugal no país onde a conclusão de grau foi obtida. O documento deve ser enviado para o endereço de email sautad@utad.pt com a indicação do nome completo e curso em que foi colocado, impreterivelmente até ao dia 22 de abril de 2022.

II. O candidato colocado num curso de mestrado via ensino que não submeteu o comprovativo da conclusão com sucesso da prova de língua portuguesa, não poderá realizar a matricula online sem que, previamente, faça prova junto dos Serviços Académicos da UTAD desse documento. O documento deve ser enviado para o endereço de email sautad@utad.pt com a indicação do nome completo e curso em que foi colocado, impreterivelmente até ao dia 22 de abril de 2022.

Após o processamento da matricula receberá um email comprovativo da realização da mesma e no qual são enviadas as referências multibanco para pagamento das taxas e das propinas.

A realização da matricula implica obrigatoriamente o pagamento da taxa de matricula e seguro escolar e o valor das propinas do ano letivo. Se optar por pagar, no ato de matrícula, apenas a taxa de matricula, seguro escolar e a 1ª prestação de propinas, deve consultar no SIDE, mensalmente, as referências multibanco, para pagamento das restantes prestações, a partir do início do ano letivo.

A reclamação da seriação deve ser feita por escrito, por requerimento dirigido ao Presidente da Escola a que está afeto o curso a que se candidata. O requerimento deve ser apresentado presencialmente no Balcão Espaço Estudante ou, em alternativa, enviado por email para o endereço sautad@utad.pt e deve ser devidamente fundamentado. A reclamação do processo de seriação está sujeita ao pagamento prévio de uma taxa no valor de 30,00 euros (valor apenas reembolsável na situação do candidato passar à situação de colocado).

A anulação da matrícula só é possível nos termos do disposto no Regulamento de Propinas da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, que pode ser consultado na página dos Serviços Académicos no  menu “Normas Regulamentares”. Para anulação da matrícula deve utilizar impresso próprio, disponível na página de internet dos Serviços Académicos e submeter o pedido na plataforma online “submissão de processos académicos”.

O facto de não frequentar o curso ou dele desistir, sem que formalize por escrito o pedido de anulação de matrícula/inscrição, não lhe confere o direito à restituição de eventuais importâncias pagas, nem à anulação da divida de propinas.

Serviços Académicos, 12 de abril de 2022.

O Coordenador Principal

Isildo Paulo