Os estudantes que pretendam solicitar creditação de formação e/ou experiência profissional, devem faze-lo até ao dia 2 de novembro de 2021.

No caso de a matrícula ser realizada após o dia 2 de novembro de 2021, o pedido de creditação deve ser solicitado até ao prazo máximo de 30 dias seguidos, a contar da data da realização da matrícula.

O pedido é feito através do preenchimento de impresso próprio e deve ser entregue no Balcão Espaço Estudante, sendo o mesmo acompanhado dos respetivos comprovativos, conforme informação disponível no Regulamento de Creditação que pode ser consultado na página da internet dos Serviços Académicos em “Normas Regulamentares”.

O pedido de creditação está sujeito ao pagamento dos respetivos emolumentos, conforme Tabela de Emolumentos que pode consultada na página da internet dos Serviços Académicos em “Normas Regulamentares”.

O pedido deve ser instruído com os documentos, autênticos ou autenticados, que comprovem a classificação, os conteúdos programáticos, cargas horárias e ECTS das disciplinas ou unidades curriculares realizadas, bem como os respetivos planos de estudos.

O pedido de creditação de experiência profissional é acompanhado de curriculum vitæ, devidamente datado e assinado, e de um portfólio apresentado pelo estudante, onde deverá constar, de forma objetiva e sucinta, a informação relevante para efeitos de creditação, nomeadamente:

1. a) Descrição da experiência acumulada, fazendo referência designadamente à sua data, local e contexto;
    2. b) Declaração da(s) entidade(s) empregadora(s);
    3. c) Certificados autênticos ou autenticados, de todas as formações obtidas;
    4. d) Lista dos resultados da aprendizagem, designadamente, conhecimentos, competências e capacidades adquiridas;
    5. e) Documentação, trabalhos, projetos e outros elementos que demonstrem ou evidenciem a efetiva aquisição dos resultados da aprendizagem.

Os pedidos com registo de entrada após o dia 2 de novembro de 2021 serão analisados, casuisticamente, e, caso sejam deferidos, ficarão sujeitos a pagamento de taxa suplementar por ato praticado fora de prazo.

O estudante que pedir creditação de experiência profissional e ou de formação certificada fica autorizado a frequentar todas as unidades que integram o plano de estudos do curso a que se encontra inscrito, cessando a autorização, no momento em que tomar conhecimento da decisão de creditação, competindo-lhe, nessa data, proceder à alteração da sua inscrição, não podendo ser avaliado nas unidades curriculares creditadas.

Centro de Serviços Comuns da UTAD, 30 de setembro de 2021.

Diretora de Serviços

Cristina Lacerda