Os estudantes que pretendam solicitar creditação de formação e/ou experiência profissional, devem faze-lo até ao dia 30 de outubro de 2020.
No caso de a matrícula ser realizada após o dia 30 de outubro de 2020, o pedido de creditação deve ser solicitado até ao prazo máximo de 30 dias seguidos, a contar da data da realização da matrícula.
O pedido é feito através do preenchimento de impresso próprio ( https://www.utad.pt/sa/inicio/impressos/) que deve ser entregue nos Serviços Académicos e acompanhado dos respetivos comprovativos, conforme informação disponível no Regulamento de Creditação que pode ser consultado na página da internet dos Serviços Académicos em “Normas Regulamentares”.
O pedido de creditação está sujeito ao pagamento dos respetivos emolumentos, conforme Tabela de Emolumentos que pode consultada na página da internet dos Serviços Académicos em “Normas Regulamentares”.
O pedido deve ser instruído com os documentos, autênticos ou autenticados, que comprovem a classificação, os conteúdos programáticos, cargas horárias e ECTS das disciplinas ou unidades curriculares realizadas, bem como os respetivos planos de estudos.
O pedido de creditação de experiência profissional é acompanhado de curriculum vitæ, devidamente datado e assinado, e de um portfólio apresentado pelo estudante, onde deverá constar, de forma objetiva e sucinta, a informação relevante para efeitos de creditação, nomeadamente:
a) Descrição da experiência acumulada, fazendo referência designadamente à sua data, local e contexto;
b) Declaração da(s) entidade(s) empregadora(s);
c) Certificados autênticos ou autenticados, de todas as formações obtidas;
d) Lista dos resultados da aprendizagem, designadamente, conhecimentos, competências e capacidades adquiridas;
e) Documentação, trabalhos, projetos e outros elementos que demonstrem ou evidenciem a efetiva aquisição dos resultados da aprendizagem.
Os pedidos com registo de entrada após o dia 30 de outubro de 2020 serão analisados, casuisticamente, e, caso sejam deferidos, ficarão sujeitos a pagamento de taxa suplementar por ato praticado fora de prazo.
O estudante que pedir creditação de experiência profissional e ou de formação certificada fica autorizado a frequentar todas as unidades que integram o plano de estudos do curso a que se encontra inscrito, cessando a autorização, no momento em que tomar conhecimento da decisão de creditação, competindo-lhe, nessa data, proceder à alteração da sua inscrição, não podendo ser avaliado nas unidades curriculares creditadas.

Regulamento: https://www.utad.pt/sa/wp-content/uploads/sites/23/2019/07/Reg_599_2019_CredCompetenciasFormExpProfissional.pdf

Centro de Serviços Comuns da UTAD, 18 de setembro de 2020.

Diretora de Serviços
Cristina Lacerda