Os estudantes que pretendam solicitar creditação de formação e/ou experiência profissional, devem faze-lo até ao dia 30 de outubro de 2019.

No caso de a matrícula ser realizada após o dia 30 de outubro, o pedido de creditação deve ser solicitado até ao prazo máximo de 30 dias seguidos, a contar da data de matrícula.

O pedido é feito através do preenchimento de impresso próprio que deve ser entregue nos Serviços Académicos e acompanhado dos respetivos comprovativos, conforme informação disponível no Regulamento de Creditação que pode ser consultado na página da internet dos Serviços Académicos em “Normas Regulamentares”.

Deverá ser instruído com os documentos, autênticos ou autenticados, que comprovem a classificação, os conteúdos programáticos, cargas horárias e ECTS das disciplinas ou unidades curriculares realizadas, bem como os respetivos planos de estudos.
O pedido de creditação de experiência profissional é acompanhado de curriculum vitæ, devidamente datado e assinado, e de um portfólio apresentado pelo estudante, onde deverá constar, de forma objetiva e sucinta, a informação relevante para efeitos de creditação, nomeadamente:

1. Descrição da experiência acumulada, fazendo referência designadamente à sua data, local e contexto;
  2. Declaração da(s) entidade(s) empregadora(s);
  3. Certificados autênticos ou autenticados, de todas as formações obtidas;
  4. Lista dos resultados da aprendizagem, designadamente, conhecimentos, competências e capacidades adquiridas;
  5. Documentação, trabalhos, projetos e outros elementos que demonstrem ou evidenciem a efetiva aquisição dos resultados da aprendizagem.

Os pedidos com registo de entrada após o dia 30 de outubro de 2019 serão analisados, casuisticamente, e, caso sejam deferidos, ficarão sujeitos a pagamento de taxa suplementar por ato praticado fora de prazo.

Centro de Serviços Comuns da UTAD, 5 de setembro de 2019.

Diretora de Serviços Académicos
Cristina Lacerda