Está prevista a abertura dos concursos, acima referidos, para finais do presente mês de julho de 2019, pelo que, os interessados, devem consultar com assiduidade a página da internet dos Serviços Académicos, onde será publicitada toda a informação.

Forma de candidatura: a candidatura será realizada através de uma plataforma online, a disponibilizar na página da internet dos Serviços Académicos, e onde deve ser feito o upload dos documentos necessários.

Pagamentos: a candidatura implica o pagamento de uma taxa no valor de 60,00 euros (taxa não reembolsável).

Documentação necessária para a instrução das candidaturas

Mudança Par Instituição/Curso:

1. Cartão de cidadão ou de outro documento de identificação civil e fiscal;
  2. Documento comprovativo da conclusão do curso de ensino secundário ou equivalente e da aprovação nos exames nacionais do ensino secundário, correspondentes às provas de ingresso fixadas pela UTAD no âmbito do regime geral de acesso para o curso ao qual se candidata, com as respetivas classificações*;
  3. Documento comprovativo de matrícula/inscrição no estabelecimento de ensino superior de origem;
  4. Documento comprovativo das unidades curriculares realizadas no estabelecimento de ensino superior de origem, com indicação dos ECTS e as classificações obtidas (caso tenha realizado alguma unidade curricular);
  5. Declaração do estabelecimento de ensino de origem de não prescrição de matrícula para o ano letivo a que se candidata ou declaração de não aplicação deste regime no estabelecimento de ensino superior de origem.

*Ficha ENES emitida pela Escola Secundária onde foram realizados os exames nacionais. Este documento serve como comprovativo da titularidade do curso do ensino secundário e da respetiva classificação, bem como das classificações obtidas nos exames nacionais do ensino secundário, correspondentes às provas de ingresso exigidas para ingresso no par curso/universidade.

Concursos Especiais:

I. Candidatos titulares de provas especialmente adequadas destinadas a avaliar a capacidade para a frequência do ensino superior dos maiores de 23 anos:

1. Documento comprovativo da realização das provas dos maiores de 23 anos e das disciplinas específicas realizadas;
  2. Cartão de cidadão ou de outro documento de identificação civil e fiscal.

II. Candidatos titulares de cursos superiores:

1. Documento comprovativo da habilitação com que concorre em que seja mencionada a classificação final obtida;

Reingresso:

1. Comprovativo da ultima inscrição no curso a que se candidata a reingresso com as unidades curriculares realizadas;
  2. Cartão de cidadão ou de outro documento de identificação civil e fiscal.

Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, 19 de julho de 2019.

Diretora de Serviços

Cristina Lacerda