Podem candidatar-se à frequência de unidades curriculares isoladas de qualquer ciclo de estudos de licenciatura, mestrado ou doutoramento, para frequência nas unidades curriculares lecionadas:

1. Estudantes inscritos num ciclo de estudos de licenciatura, de mestrado ou de doutoramento da UTAD;
  2. outros interessados, qualquer que seja a sua habilitação académica, desde que sejam detentores de um currículo considerado adequado e tenham mais de 16 anos de idade.

Nos termos do regulamento aplicável, a candidatura à frequência de unidades curriculares isoladas deve ser apresentada nos seguintes prazos:

1. Para candidatura à inscrição em unidades curriculares de 1.º semestre: até 8 dias úteis a contar do último dia do prazo para renovação de inscrição;
  2. Para candidatura à inscrição em unidades curriculares de 2.º semestre: até 8 dias úteis a contar do último dia do prazo para alteração de inscrição para unidades curriculares do 2.º semestre.

Neste contexto, o prazo para candidatura a inscrição em unidades curriculares isoladas, para frequência no 1.º semestre, decorre até 18 de setembro de 2019.
Caso pretenda, o estudante pode, desde já, candidatar-se à frequência de unidades curriculares isoladas do 2. º semestre.

A candidatura deverá ser feita através da entrega, no balcão de atendimento dos Serviços Académicos, de formulário próprio devidamente preenchido, disponibilizado nestes Serviços e na respetiva página da Internet.
Os candidatos que não sejam estudantes de um curso da UTAD deverão entregar, juntamente com o formulário de candidatura, cópia do cartão de cidadão e curriculum vitae.

Não são passíveis de inscrição em regime de unidade curricular isolada, as unidades curriculares de tese/dissertação/estágio/ensino clínico/ projeto/seminário de tese/ prática pedagógica supervisionada, ou outras, cujo acesso seja condicionado pelas unidades orgânicas de ensino.

O número máximo de unidades curriculares isoladas a que um candidato se pode inscrever é de 60 ECTS acumulados.
Exclui-se do limite máximo de 60 ECTS a inscrição em unidades curriculares isoladas pertencentes ao plano de estudo de um 2.º ou 3.º ciclo de estudos, ou seja, conducente ao grau de mestre ou ao grau de doutor, o qual tem como limite para a inscrição máxima acumulada 50 % do número de ECTS do ciclo de estudos, depois de retirados os ECTS pertencentes às unidades curriculares de tese/dissertação/estágio/ensino clínico/projeto/seminário de tese/ prática pedagógica supervisionada, ou outras, cujo acesso seja condicionado pelas unidades orgânicas de ensino, ou seja, a inscrição máxima acumulada de 50 % do número de ECTS do curso de especialização ou do curso de formação avançada, respetivamente.
A inscrição em unidades curriculares isoladas está condicionada a decisão favorável da Escola a que está afeto o curso, tendo em consideração, nomeadamente, as competências apresentadas pelo candidato e o número máximo de estudantes comportável pelas turmas da respetiva unidade curricular que funcionará no ano letivo em causa.

A candidatura submetida após o dia 18 de setembro de 2019, desde que devidamente fundamentada, pode ser admitida em casos excecionais. Se o candidato for admitido, a inscrição está sujeita ao pagamento dos emolumentos devidos pela prática de ato fora do prazo, nos termos previstos na tabela emolumentos da UTAD.

Centro de Serviços Comuns da UTAD, 5 de setembro de 2019.

Diretora de Serviços Académicos
Cristina Lacerda