• Nos termos do Regulamento de Inscrição em Unidades Curriculares Isoladas da UTAD, a candidatura à frequência de unidades curriculares isoladas deve ser apresentada nos seguintes prazos:

a) Para candidatura à inscrição em unidades curriculares de 1.º semestre: até 8 dias úteis a contar do último dia do prazo para renovação de inscrição;
b) Para candidatura à inscrição em unidades curriculares de 2.º semestre: até 8 dias úteis a contar do último dia do prazo para alteração de inscrição para unidades curriculares do 2.º semestre.

• Nos termos do despacho proferido pelo Vice-Reitor para a Educação, o prazo limite para renovação de inscrição para frequência no ano letivo de 2021/2022 fixou-se a 27 de setembro de 2021.

O prazo de candidatura à inscrição em unidades curriculares isoladas, para frequência no 1.º semestre do ano letivo de 2021/2022, decorre até 8 de outubro de 2021.

Caso pretenda, o estudante pode, desde já, candidatar-se à frequência de unidades curriculares isoladas do 2. º semestre.

A candidatura deve ser feita presencialmente no Balcão Espaço Estudante até ao dia 8 de outubro de 2021, devendo utilizar o impresso disponível no endereço:
Os candidatos que não sejam estudantes de um curso da UTAD deverão anexar ao impresso de candidatura, cópia do cartão de cidadão ou declaração que a substitua e curriculum vitae.

Podem candidatar-se à frequência de unidades curriculares isoladas de qualquer ciclo de estudos de licenciatura, mestrado ou doutoramento, para frequência nas unidades curriculares lecionadas:

a) Estudantes inscritos num ciclo de estudos de licenciatura, de mestrado ou de doutoramento da UTAD;
b) outros interessados, qualquer que seja a sua habilitação académica, desde que sejam detentores de um currículo considerado adequado e tenham mais de 16 anos de idade (devem anexar ao impresso de candidatura cópia do cartão de cidadão ou declaração que a substitua e curriculum vitae).

Não são passíveis de inscrição em regime de unidade curricular isolada, as unidades curriculares de tese/dissertação/estágio/ensino clínico/ projeto/seminário de tese/ prática pedagógica supervisionada, ou outras, cujo acesso seja condicionado pelas unidades orgânicas de ensino.

O número máximo de unidades curriculares isoladas a que um candidato se pode inscrever é de 60 ECTS acumulados durante o seu percurso escolar.

A inscrição em unidades curriculares isoladas está condicionada a decisão favorável da Escola a que está afeto o curso, tendo em consideração, nomeadamente, as competências apresentadas pelo candidato e o número máximo de estudantes comportável pelas turmas da respetiva unidade curricular que funcionará no ano letivo em causa.

Emolumentos:

Estudantes inscritos regularmente num curso da UTAD a tempo parcial e candidatos externos (não inscritos regularmente num curso da UTAD):

Unidades Curriculares de Licenciatura – Número de ECTS x35 €
Unidades Curriculares de Pós-graduação (Mestrado) – Número de ECTS x 40 €
Unidades Curriculares de Pós-graduação (Doutoramento) – Número de ECTS x 45 €
Estudantes inscritos regularmente num curso da UTAD a tempo integral:
Unidades Curriculares de Licenciatura e de Pós-graduação – Número de ECTS x 15 €

A outros candidatos não matriculados em ciclos de estudos conferentes de grau da UTAD, quando inscritos ao total de 60 ECTS, aplicam-se os seguintes emolumentos:

Unidades Curriculares de 1.º ciclo: Número de ECTS x 25€

Aceite a candidatura, a inscrição deve ser feita presencialmente no Balcão Espaço Estudante, até 10 dias úteis a contar da data de notificação da decisão (notificação por correio eletrónico) mediante o pagamento da totalidade dos respetivos emolumentos no ato de inscrição.

As candidaturas com registo de entrada após o dia 8 de outubro de 2021 ficam sujeitas ao pagamento de uma taxa suplementar por ato praticado fora de prazo, de acordo com a Tabela de Emolumentos em uso na UTAD e que pode ser consultada no endereço:
O pagamento da taxa suplementar não garante o deferimento do pedido de candidatura.

Regulamento de Inscrição em Unidades Curriculares Isoladas da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro:

Serviços Académicos, 30 de setembro de 2021.

Diretora de Serviços Académicos
Cristina Lacerda