Lista definitiva

Em cumprimento da comunicação da Senhora Diretora-Geral do Ensino Superior, a universidade vai proceder à seriação dos estudantes elegíveis para atribuição de bolsas por mérito, em relação ao aproveitamento escolar obtido no ano letivo de 2019/2020.
As bolsas de estudo por mérito são atribuídas a estudantes do ensino superior que obtenham aproveitamento escolar excecional independentemente dos seus rendimentos, de acordo com as normas insertas no Regulamento de Atribuição de Bolsas de Estudo por Mérito a Estudantes de Instituições de Ensino Superior, aprovado pelo Despacho n.º 13531/2009 (2.ª série), de 9 de junho, alterado pelo Despacho n.º 7761/2017 (2.ª série), de 4 de setembro, conjugado com o Regulamento n.º 616/2018, de 24 de setembro, publicado sob o n.º 184, da 2.ª série do Diário da República.
O valor da bolsa corresponde a cinco vezes o salário mínimo nacional em vigor no início do ano letivo em que é atribuída.
O pagamento do valor das bolsas é feito diretamente aos estudantes contemplados, pela Direção-Geral do Ensino Superior (DGES).
A DGES procederá ao pedido de documentos necessários aos estudantes, de forma a ser efetuado o pagamento.

Número de bolsas de estudo por mérito a atribuir: 14 bolsas

. Escola de Ciências Agrárias e Veterinárias: 3 bolsas
. Escola de Ciências Humanas e Sociais: 4 bolsas
. Escola de Ciências e Tecnologia: 3 bolsas
. Escola de Ciências da Vida e do Ambiente: 3 bolsas
. Escola Superior de Saúde: 1 bolsas

As bolsas de estudo por mérito destinam-se a galardoar os estudantes que, em cada ano curricular, obtiverem aproveitamento excecional, e abrangem os estudantes inscritos na Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, nos seguintes ciclos de estudos:

a) Licenciatura;
b) Mestrado Integrado;
c) Mestrado;
d) Curso Técnico Superior Profissional.

São abrangidos os estudantes que tenham tido aproveitamento escolar excecional no ano letivo de 2019/2020.

Considera-se aproveitamento excecional, satisfação cumulativa pelo estudante das seguintes condições:

a) no ano letivo a que se refere a atribuição da bolsa, tenha obtido aprovação em todas as unidades curriculares que integram o plano de estudos do ano curricular;
b) a média das classificações das unidades curriculares a que se refere a alínea a) não tenha sido inferior a Muito Bom (16).

Não são contabilizadas para cálculo da média:

a) as unidades curriculares efetuadas por creditação da formação e experiência profissional;
b) as unidades curriculares cuja melhoria de nota não tenha sido efetuada no ano letivo respetivo;
c) não se aplica no caso de mudança de curso, exceto se a mesma resultar da extinção do curso.

Para efeitos de atribuição das bolsas de estudo por mérito, são elaboradas listas dos estudantes elegíveis por cada unidade orgânica de ensino, ordenados por ordem decrescente de média calculada até às centésimas.

A atribuição das bolsas alocadas far-se-á, observadas, ainda, as seguintes normas:

a) só haverá lugar à atribuição de bolsas a dois estudantes de um mesmo ciclo de estudos (licenciatura, mestrado Integrado e mestrado) quando todos os restantes ciclos de estudos representados na lista tiverem sido contemplados com pelo menos uma bolsa;
b) só haverá lugar à atribuição de bolsas a dois estudantes de um mesmo curso dentro do mesmo ciclo de estudos, quando todos os restantes cursos representados na lista tiverem sido contemplados com bolsa.

No caso de o número de estudantes elegíveis, em determinada unidade orgânica de ensino, ser inferior ao número de bolsas alocadas, as bolsas remanescentes são redistribuídas pelas restantes unidades orgânicas.
Em caso de empate intervirão, de forma sucessiva, os seguintes critérios:

a) média ponderada considerada até às milésimas;
b) menor número total de inscrições;
c) menor idade.

A divulgação da atribuição dos resultados das bolsas será feita na página da internet dos Serviços Académicos.
Do resultado da seriação podem os interessados apresentar reclamação, por escrito, devidamente fundamentada e endereçada ao Reitor, no prazo de 2 dias úteis a partir da data de afixação do edital, findo o qual serão liminarmente indeferidas.

Calendário:

. Publicitação do procedimento: 6 de setembro de 2021
. Afixação da lista provisória dos contemplados com bolsa: 13 de setembro de 2021
. Reclamação: 14 e 15 de setembro de 2021
. Afixação da lista definitiva dos contemplados com bolsa: Até 24 de setembro 2021

Regulamento da UTAD

Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, 6 de setembro de 2021.

O Vice-Reitor para a Educação

Jorge Ventura Ferreira Cardoso