Realizou-se no dia 17 de junho um Webinar para a apresentação e debate da Carta da Alimentação Saudável e Sustentável da UTAD, documento elaborado por um grupo de trabalho constituído em fevereiro deste ano, que incluiu elementos de várias Escolas, dos SASUTAD, da AAUTAD, do Núcleo de Estudantes de Ciências da Nutrição e um representante da comunidade local.
Depois de um breve enquadramento realizado pelo Vice-Reitor para o Planeamento e Internacionalização, que destacou o facto da Carta se inserir no compromisso da UTAD com a concretização dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Agenda 2030 das Nações Unidas, interveio um painel constituído pela Bastonária da Ordem dos Nutricionistas, Dra. Alexandra Bento, pelo nutricionistas da ACES Douro I, Dr. Óscar Sequeira, pelo Presidente da AAUTAD, José Pinheiro, e pelo coordenador da área alimentar dos SASUTAD, Eng. Antero Gonçalves, que destacou a importância crucial da alimentação para uma boa saúde e um bom desempenho cognitivo, assim como a importância de políticas públicas e de medidas institucionais que permitam garantir segurança alimentar, qualidade, sustentabilidade e combate ao desperdício. O Presidente da AAUTAD focou em particular a necessidade de atender, no plano alimentar, aos estudantes em situação de incerteza financeira e elevada ansiedade. O Coordenador da área alimentar dos SAUTAD referiu as medidas já implementadas e os projetos em curso em parceria com as Universidades do Minho e Porto. Para finalizar, a Profa. Carla Gonçalves, Diretora da licenciatura em Ciências da Nutrição, apresentou as boas práticas propostas na Carta, que obedecem a cinco princípios orientadores:
- Assegurar o acesso a uma alimentação saudável, equilibrada e variada, tendo em consideração as necessidades do indivíduo e da sua situação no ciclo de vida;
- Garantir a segurança alimentar dos estudantes;
- Promover a sustentabilidade alimentar e a redução do desperdício alimentar;
- Promover o aumento da literacia alimentar; e
- Promover a capacitação dos diferentes elementos da comunidade académica para a concretização de uma alimentação saudável e sustentável.