Atividades inscritas no Plano de Atividades da UTAD 2019   |  Atividades Realizadas

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  • Apoio a estudantes com dificuldades através do Fundo de Apoio Social.
  • Atribuição de bolsas de estudo por via do mecenato (Symington Estates, Fundação Maria Rosa, Fundação Júlio Resende e outras instituições).
  • Qualificação das infraestruturas de apoio social, tendo como base a cultura organizacional de promoção do conforto, funcionalidade e sentido de comunidade.
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  • Combate ao desperdício alimentar e fornecimento de sobras a instituições da comunidade e apoio a organizações locais com intervenção nesta área (Caritas, Refood, etc.).
  • Apoio à Aliança Contra a Fome e a Má-Nutrição na preparação do mapa da distribuição da ajuda alimentar em Portugal.
  • Instalação da delegação do Centro Fraunhoffer em agricultura de precisão.
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  • Apoio médico, psicológico e de enfermagem a estudantes e trabalhadores através dos SASUTAD.
  • Implementação de programa de atividades desportivas, culturais e de responsabilidade social, através da Biblioteca, do Setor de Atividades Culturais e Desportivas dos SASUTAD e da Associação Académica.
  • Educação para o consumo de alimentos frescos, divulgação de informação nutricional das ementas e incentivo às escolhas saudáveis.
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  • Acompanhamento do percurso escolar dos estudantes, através de iniciativas de acolhimento, tutoria, aumento das competências e prevenção do abandono, que lhes permita atingir o melhor sucesso escolar.
  • Consolidação de formas de apoio a estudantes, com destaque para os estudantes com necessidades especiais.
  • Reforço da visibilidade da Ciência e Tecnologia na sociedade em geral e na comunidade educativa em particular, pela promoção de uma Universidade de Verão, do Dia Aberto, e pela continuidade da Semana de Ciência & Tecnologia, da Universidade Júnior e da Semana da Ciência e Sociedade.
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  • Comemoração do Dia Internacional para a Eliminação da Violência contra as Mulheres e dinamização de outras iniciativas neste âmbito.
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  • Implementação do Plano de Gestão de Resíduos e conceção de Plano de Ação para o Tratamento de Efluentes Líquidos, incluindo formação para a academia.
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  • Certificação do campus no âmbito das normas NP EN ISO 14001 e 50001, incluindo formação para a academia e divulgação de boas práticas para a sustentabilidade ambiental.
  • Execução das medidas de melhoria de eficiência energética dos edifícios, tendo em vista uma redução do consumo e da emissão de gases com efeitos de estufa.
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  • Renovação do corpo docente, incluindo concursos para investigadores e professores auxiliares.
  • Valorização dos recursos humanos incluindo a abertura de concursos para professores associados e catedráticos e a mobilidade inter-carreiras de funcionários não docentes.
  • Implementação do Plano Formação Pedagógica para docentes em articulação com o consórcio UNorte.pt.
  • Capacitação dos trabalhadores não docentes e não investigadores.
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  • Desmaterialização de processos académicos e administrativos, ampliando à tramitação da aquisição de bens e serviços, fatura eletrónica, boletins itinerários e processo de contratação de docentes.
  • Reforço de conetividade em colaboração com a Fundação para a Computação Científica Nacional (FCCN) e preparação de candidatura para reforçar a conetividade interna no campus e na área residencial.
  • Criação do gabinete de inovação que tem como objetivos dinamizar a pré-incubação com o Regia Douro Parque, a transferência de tecnologia, inovação e propriedade industrial, e a promoção da cultura de empreendedorismo.
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  • Apoio a estudantes com dificuldades através do Fundo de Apoio Social.
  • Atribuição de bolsas de estudo por via do mecenato (Symington Estates, Fundação Maria Rosa, Fundação Júlio Resende e outras instituições).
  • Promoção da leitura circular através de Bookcrossing na Biblioteca: partilha de livros para fruição e incentivo do gosto pela leitura.
  • Consolidação de formas de apoio a estudantes, com destaque para os estudantes com necessidades especiais.
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  • Certificação do campus (normas NP EN ISO 14001 e 50001) e dinamização de formação e divulgação de boas práticas de sustentabilidade ambiental.
  • Realização de eventos de interação com a sociedade, Eco@utad e do Summer Innovation Campus.
  • Promoção de iniciativas de fruição do campus pelos membros da comunidade, garantindo que é espaço verde, seguro e acessível.
  • Capacitação do plano de mobilidade sustentável, envolvendo o início da construção de uma ciclovia em articulação com a autarquia, ao abrigo do Plano Estratégico de Desenvolvimento Urbano (PEDU) financiado pelo Norte 2020 e ainda o reforço do programa U-bike em curso.
  • Criação da plataforma destinada à gestão de recursos e contabilização do sequestro de carbono no campus.
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  • Desenvolvimento de investigação e sistematização e divulgação de conhecimento sobre a gestão sustentável de recursos naturais, a promoção de sistemas agrários sustentáveis e a valorização de produtos agrícolas e agroalimentares regionais e locais.
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  • Desenvolvimento de investigação e sistematização e divulgação de conhecimentos sobre as alterações climáticas e seus impactos.
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  • Participação no programa doutoral internacional “Do Mar” envolvendo um consórcio de universidades e instituições de investigação de Portugal (Universidades de Aveiro, Minho e Trás-os-Montes e Alto Douro) e de Espanha (Universidades de Vigo, Santiago de Compostela e Coruña, Instituto Español de Oceanografia e Consejo Superior de Investigaciones Cientificas), assim como a parceria com School of Biology da St. Andrews University (Escócia), a Station Biologique de Roscoff da Université Pierre et Marie Curie (França) e o Instituto de Oceanografia da Universidade de São Paulo (Brasil).
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  • Apoio ao Centro de Ciência de Vila Real na realização de iniciativas de fomento da consciencialização ambiental, da proteção da biodiversidade animal e vegetal e do espírito de cidadania face ao mundo natural que nos rodeia.
  • Valorização do Eco-Campus como espaço de promoção da biodiversidade e conservação dos ecosistemas, realizando atividades de informação e formação envolvendo a academia e a comunidade.
  • Implementação do plano de gestão de resíduos e conceção de um plano de ação para o tratamento de efluentes líquidos, incluindo atividades de formação para a academia.
  • Apoio à recuperação de animais selvagem através do Centro de Recuperação de Animais Selvagens do Hospital Veterinário da UTAD.
  • Instalação na UTAD dos Laboratórios Colaborativos nas áreas da Floresta e da Vinha e do Vinho.
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  • Realização de programa de eventos de integração de estudantes Erasmus e internacionais e de promoção da multi e interculturalidade, em articulação com ESN e Associações de Estudantes Africanos e Brasileiros.
  • Revisão e atualização do Plano de Prevenção de Riscos e Infrações Conexas da UTAD.
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  • Participação no projeto de reforço da capacidade do Ensino Superior e da formação de Professores com a Universidade de S. Tomé e Príncipe, em colaboração com o Instituto Superior Técnico e o Instituto Politécnico de Leiria.
  • Reforço da cultura de internacionalização envolvendo, entre outras ações, a disponibilização de conteúdos pedagógicos em língua inglesa, incluindo planos de estudos e informação na página web e na intranet.
  • Reforço da rede de parcerias internacionais, incluindo a adesão ao Grupo Compostela de Universidades. Reforço da participação de docentes e de investigadores em eventos de dimensão internacional.
  • Promoção de um programa de atividades no quadro da Cátedra UNESCO em Geoparques, Desenvolvimento Regional Sustentável e Estilos de Vida Saudáveis.
  • Acolhimento da Cimeira ibero-americana de Universidades em colaboração com a Secretaria Geral Ibero-Americana, potenciando a realização de protocolos de cooperação.

Documentos e Relatórios