Na linha do Programa Estratégico para o ciclo 2021-2025, a UTAD tem procurado desenvolver as suas Ações Estratégicas (AE) no quadro dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) definidos pela Agenda 2030 das Nações Unidas, que identifica as prioridades e as aspirações do desenvolvimento sustentável global para 2030 e procura mobilizar esforços globais à volta de um conjunto de objetivos e metas comuns.

“São 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável que representam um apelo urgente à ação de todos os países – desenvolvidos e em desenvolvimento – para uma parceria global”.

Estes objetivos definem as prioridades e aspirações globais para 2030 em áreas que afetam a qualidade de vida de todos os cidadãos do mundo e daqueles que ainda estão para vir.

Assim, a UTAD, na elaboração do seu Plano de Atividades para o ano de 2023, teve a preocupação em alinhar as suas Ações Operacionais (grau operacional de cada uma das AE) com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, no espírito de contribuir para o desígnio global de um desenvolvimento mais sustentável, “agir local e pensar global”.

Este desígnio é também seguido pelos promotores das atividades desenvolvidas pela restante academia, docentes, estudantes, investigadores e não docentes, pelo que não sendo vertidas neste exercício, serão depois aferidas em documento próprio, aquando da monitorização e avaliação da implementação das ODS (Relatório sobre o Cumprimento das ODS em 2023).

 

Distribuição dos ODS no Plano de Atividades para 2023