O Museu de Geologia da UTAD, foi fundado em 1986 pelo Prof. Doutor Fernando Real, notável geólogo e Magnífico Reitor da então recém-criada Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, graças ao empenho e dedicação dos docentes que constituíam o Departamento de Geologia nessa época.

O Museu está situado no edifício de Geociências, que constitui o núcleo do campus da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro. Este museu, de carácter científico, tem uma área aproximada de 250 m2.

Alberga colecções de minerais, rochas e fósseis, maioritariamente do nosso país cuja qualidade e beleza muito dignificam este espaço.

Iniciado praticamente com as colecções pessoais de minerais, rochas e fósseis do seu fundador e de outros simpatizantes, hoje, o Museu de Geologia é possuidor de um valioso espólio de vários milhares de amostras de todo o mundo, onde as principais minas portuguesas estão representadas através de maravilhosos exemplares de minerais e minérios. O entusiasmo e a colaboração dos numerosos beneméritos tem-se mostrado crucial no desenvolvimento do museu, através do enriquecimento das colecções de exemplares de minerais rochas e fósseis e das numerosas sugestões.
O Museu de Geologia da UTAD tem como objectivo primordial, criar um espaço vivo onde os alunos da UTAD e os visitantes, particularmente alunos e professores de todas as escolas da região, encontrem respostas às múltiplas questões relacionadas com as Ciências da Terra e o incentivo para a realização de trabalhos e projectos de pesquisa e “investigação” nos diversos domínios da Geologia. Constitui igualmente outro grande conjunto de objectivos do Museu de Geologia da UTAD promover a divulgação das ciências e dos recursos geológicos, a promoção científica, técnica e cultural da Universidade estimulando e propiciando a interacção com outros parceiros nos mais diversos domínios científico, técnico e educacional.