Homenagem ao Prof. Doutor Fernando Real

O Departamento e o Museu de Geologia da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro homenagearam, no passado dia 22 de Março, pelas 10:00 horas, o Professor Doutor Fernando Real, tendo atribuído o seu nome ao Museu de Geologia.

A homenagem inseriu-se nas comemorações dos 25 anos do Museu de Geologia da UTAD, fundado pelo Prof. Doutor Fernando Real em 1986, e decorreu no Auditório de Geociências e no Museu de Geologia da UTAD, em Vila Real.

Na sessão de abertura o Reitor da Universidade, Prof. Carlos Alberto Sequeira, realçou as qualidades do homenageado e, em sua honra, anunciou que o Edifício de Geociências da UTAD vai passar a ter também o seu nome. Nesta cerimónia oficial de homenagem intervieram igualmente a Prof.ª Doutora Elisa Gomes, em nome dos organizadores, e algumas das pessoas que mais de perto conviveram com o Prof. Doutor Fernando Real, tais como o Prof. Doutor Rogério Rocha, Presidente da Sociedade Geológica de Portugal, o Prof. Doutor Armando Mascarenhas Ferreira, Reitor Honorário da UTAD, o Prof. Doutor Virgílio Alves, em representação dos antigos alunos e o Eng.º Fernando P. Ferreira Real, em representação da família.

O programa incluiu ainda a inauguração de uma exposição no Museu de Geologia sobre a vida e obra do Prof. Fernando Real (que, para além de Reitor da UTAD, foi Ministro do Ambiente e Secretário de Estado do Ensino Superior), bem como a inauguração de um monumento evocativo que perpetuará a sua memória no mesmo local. Foi igualmente inaugurada a Sala de Exposições Temporárias, onde se encontra patente a exposição “Silício: da Pré-História ao Futuro”.