Decorreu no auditório de Geociências, no dia 12 de março, pelas 15h, a Conferência “O micromundo das gemas e a sua importância em gemologia” proferida pelo Dr. Rui Galopim de Carvalho, geólogo, especializado em Gemologia e em Classificação de Diamantes (FGA-DGA) e Embaixador de Portugal na ICA – International Colored Gemstone Association.

No final foram homenageados com a medalha de prata da UTAD o Dr. José Pedro da Silva Araújo, actualmente o principal benemérito do Museu de Geologia Fernando Real tendo oferecido até ao momento mais de 150 amostras de grande valor e rara beleza da sua colecção particular, e com a medalha de bronze o Dr. Fernando Guedes Marques, como forma de reconhecimento público pela sua amizade de há muitos anos ao Museu e pelo seu grande contributo particularmente com amostras da região para o enriquecimento das colecções de minerais e rochas.

Foi no final inaugurada a exposição temporária “ O micromundo de rochas e minerais”. Este evento foi planeado para apresentar no dia aberto da UTAD, de 2013, ao principal público alvo, os estudantes das escolas secundárias, uma nova exposição temporária e didáctica. A exposição consta sobretudo de amostras de mão de minerais e rochas, de microfotografias, uma colecção de quadros concebidos a partir de microfotografias de autoria de Tito Azevedo e um conjunto de peças de artesanato elaboradas com rochas da região da autoria de Márcio Silva. A exposição foi concebida e realizada por docentes e técnicos do Departamento de Geologia da UTAD.

Em paralelo, nos dias 12 e 13 de março decorreu a 17ª Feira de Minerais, Rochas e Fósseis organizada pelo Departamento e Museu de Geologia Fernando Real.